Por Jason Vickers

O avivamento Wesleyano na Inglaterra do século XVIII e o movimento subseqüente que se formou em seu rastro é uma das histórias mais importantes e inspiradoras do cristianismo nos últimos trezentos anos.

De suas origens humildes entre alguns estudantes reunidos para oração e estudo da Bíblia na Universidade de Oxford, o movimento Wesleyano se espalhou pelo Oceano Atlântico e foi altamente instrumental no crescimento do cristianismo na América. Nos séculos XIX e XX, os Wesleyanos estavam na vanguarda do movimento missionário moderno, ajudando a espalhar as boas novas do Evangelho a todos os cantos do mundo. Hoje, o movimento Wesleyano consiste em mais de 80 denominações, com um total de mais de 80 milhões de membros em todo o mundo. E tudo começou em um dormitório da faculdade!

Heróis desconhecidos

É bastante comum atribuir o surgimento e a disseminação de formas específicas de cristianismo aos esforços heróicos de pregadores, missionários ou teólogos conhecidos pelos quais são nomeados. Por exemplo, instintivamente atribuímos o luteranismo a Martinho Lutero, o calvinismo a João Calvino e assim por diante. Mas a disseminação do cristianismo é igualmente uma história sobre pessoas cujos nomes a maioria de nós nunca conhecerá, principalmente as pessoas que servem nos bastidores, ensinando pacientemente as crianças a orar, a ler e estudar as Escrituras, e a amar a Deus e aos vizinhos com todos os seus corações. Todos nós temos mães e pais na fé, biológicos e outros espirituais. Mesmo os mais renomados líderes cristãos devem sua vida teológica e espiritual à obra do Espírito Santo através de outras pessoas.

Influência de Susanna

Muito antes de John e Charles Wesley se tornarem estudantes em Oxford ou missionários na Geórgia, e muito menos os líderes de um grande avivamento, o Espírito Santo estava trabalhando através das orações fervorosas de sua mãe por seus filhos e através de seus incansáveis ​​esforços para promover neles confiança pessoal no Deus vivo. No começo, Susanna Wesley imergiu seus filhos nas Escrituras, exercendo supervisão próxima, mas paciente, de sua formação teológica, espiritual e moral. Nesse sentido, o renascimento Wesleyano não começou em um dormitório de faculdade; começou em casa.   

Em retrospecto, podemos ver agora que várias características distintivas do renascimento Wesleyano e do movimento global que ele gerou estavam presentes nos ensinamentos de Susanna Wesley no lar, bem como em suas cartas subseqüentes a seus filhos adultos.

Em primeiro lugar, ela impressionou as mentes jovens e os ternos corações de seus filhos com uma forte crença na providência divina. Em contraste direto com o deísmo, que estava crescendo em popularidade na época, Susanna Wesley acreditava que Deus é presente e atua em toda a Sua boa criação. Mais importante, no entanto, ela acreditava que a providência de Deus é intensamente pessoal por natureza. Em outras palavras, Deus não está simplesmente guiando a criação da maneira mais ampla. Pelo contrário, Deus presta muita atenção e às vezes intervém diretamente em nossas vidas. Este aspecto da compreensão da providência por Susanna está em exibição em sua reação ao resgate milagroso de um jovem John Wesley do incêndio da casa paroquial de Epworth. Do ponto de vista dela, Deus havia poupado o filho para um propósito especial. 

Uma forte doutrina da providência pessoal permeia a vida e a obra de John Wesley e o movimento que leva o nome de sua família. Wesley e mais tarde Wesleyanos acreditam claramente que Deus está trabalhando em nossas vidas. Acreditamos que Deus chama algumas pessoas para serem pregadores e missionários, e acreditamos que Deus está à frente de todos nós, preparando o caminho para que sejamos agentes efetivos de Seu reino vindouro.

Mas uma compreensão wesleyana da providência divina não equivale ao determinismo divino. Nós não acreditamos que tudo o que acontece é prescrito de tal forma que não importa o que fazemos. Pelo contrário, acreditamos que Deus nos convida a participar do drama que está se desdobrando. Quando Deus age em nosso favor, acreditamos que Deus espera nossa resposta. Essa característica distintiva da tradição wesleyana também é evidente na resposta de Susanna Wesley ao incêndio da casa paroquial de Epworth. Para Susanna, não bastava simplesmente afirmar que Deus tinha um propósito especial para o filho dela. Ela também prometeu tomar cuidado especial para nutrir a jovem “Jacky” (seu apelido para o filho) na fé. Ela acreditava claramente que ela tinha um papel a desempenhar no trabalho que Deus já estava fazendo.

Em sua abordagem meticulosa para a formação espiritual e educação teológica de seus próprios filhos, Susanna Wesley antecipou e preparou o caminho para o compromisso Wesleyano com o mesmo.

Sua rotina semanal de oração e estudo da Bíblia e sua insistência em encontrar um a um com cada um de seus filhos é um dos primeiros exemplos de uma das marcas registradas do renascimento Wesleyano do século XVIII e das prósperas comunidades de fé Wesleyana em todo o mundo hoje. Desde as reuniões de classe e as bands no início do Metodismo até a ênfase atual em pequenos grupos, uma abordagem rigorosa da disciplina espiritual e responsabilidade tem sido um ingrediente essencial do Wesleyanismo, assim como foi no lar de infância de John e Charles Wesley.

Se Susanna Wesley evitou a armadilha de um determinismo divino estrito ao enfatizar a importância de nossa resposta fiel à graça e orientação de Deus, ela também teve o cuidado de não enfatizar a adesão à disciplina de uma maneira que pudesse restringir a liberdade e criatividade do Espírito Santo. O melhor lugar para ver isso é nas observações de cautela de Susanna a John Wesley sobre sua preocupação de que Thomas Maxfield, um leigo, tenha começado a pregar. De sua perspectiva, o simples fato de que Maxfield não possuía treinamento adequado ou credenciais não era motivo suficiente para determinar se Deus estava trabalhando. Em vez disso, Susanna instou seu filho a ouvir Maxfield por si mesmo e a julgar sua pregação por seus frutos. Sua resposta antecipou e finalmente ajudou a solidificar duas características mais distintas do wesleyanismo, a saber: 

Primeiro, num incidente relacionado à pregação ilustra uma maneira adicional em que Susanna Wesley predicou uma característica distintiva do movimento Wesleyano. Em uma carta a John Wesley sobre sua própria pregação, Susanna ressaltou que o propósito primordial da pregação era consertar a vida das pessoas e não encher suas cabeças com teologia ou doutrina. Muitos anos depois, Francis Asbury ecoaria seu sentimento em suas instruções aos pregadores metodistas na América, insistindo que o propósito da pregação era levar as pessoas a um encontro transformador com a presença do Senhor ressuscitado. Desde os primeiros dias do avivamento na Inglaterra e na América até os dias atuais, poucas coisas têm sido mais características do wesleyanismo do que uma ênfase na pregação que leva ao arrependimento, conversão e, finalmente, à nossa santificação.

Liderando pelo exemplo

Segundo, pode ser que a contribuição mais duradoura de Susanna Wesley para o movimento Wesleyano seja a maneira que ela viveu sua vida para a glória de Deus. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que em suas reflexões profundamente pessoais sobre a possibilidade de que seus próprios filhos possam um dia buscar o chamado de Cristo em lugares distantes. Apesar de nove de seus filhos morrerem quando bebês e mais tarde Samuel Jr., seu amado primogênito, falecer aos 49 anos, Susanna Wesley poderia escrever que, com relação aos filhos restantes, ela se contentaria em nunca mais vê-los se isso servisse para glorificar a Deus. Ela colocou a mão no arado e não olhou para trás (Lucas 9:62). A respeito disso, acima de todos os outros, ela deu um exemplo que vale a pena imitar para seus filhos, naquela época e agora.

Dr. Jason Vickers é professor de Teologia no Asbury Theological Seminary em Wilmore, Kentucky, EUA.

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Fonte: http://holinesstoday.org/for-the-glory-of-god-susanna-wesleys-impact-on-the-wesleyan-movement

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *