Thomas Cook

O perdão divino e o novo nascimento sempre são coexistentes e inseparáveis. Nenhum homem recebe o novo nome de filho de Deus sem ao mesmo tempo receber uma nova natureza. Ele se torna ali e então participante da santidade divina. A condenação é removida, o culpado é perdoado e, invariavelmente, como o dia segue a noite, uma mudança sublime é operada pelo Espírito Santo, criando dentro da alma uma nova vida espiritual, uma vida de lealdade e amor.

As Escrituras descrevem esta obra do Espírito Santo como uma nova criação, um ser “nascido de novo”, “nascido do Espírito”; uma passagem “da morte para a vida”, “vivificada com Cristo”, e por muitas expressões semelhantes, todas indicando novidade e santidade. É uma renovação da alma que torna as tendências preponderantes para Deus; o amor ao pecado é destruído, o poder do pecado é quebrado e um desejo e prazer pela santidade é gerado.

Em certa medida e até certo ponto, o cristão é santificado quando é regenerado. Ele é separado para Deus. Ele é feito uma nova criatura em Cristo Jesus. Uma vida nova e celestial é infundida nele pelo Espírito Santo. Ele é trasladado das trevas para a maravilhosa luz. O domínio do pecado é quebrado. O amor de Deus é derramado em seu coração, que é o incentivo à obediência e o agente da santidade. Seus desejos, gostos, impulsos, objetivos e aspirações são todos alterados. Ele não mais “vive para si mesmo”, “sua vida está escondida com Cristo em Deus”. Ele tem vitória sobre o mundo e o pecado, goza de paz interior, anda diante de Deus em novidade de vida, e, amando a Deus, guarda Seus mandamentos.

A regeneração é o início da santidade. O que quer que seja da essência da santidade é encontrado em ação em todos os que são filhos de Deus. Mas, embora todos os elementos de santidade sejam transmitidos, a obra de renovação interior é apenas iniciada, não terminada, pela regeneração. Neste ponto há harmonia de fé entre todas as Igrejas. Eles sustentam que a regeneração não liberta a alma da depravação. Ela introduz um poder que impede a eclosão da depravação em pecado real, mas a corrupção interior permanece, manifestando-se em uma inclinação para o mal, em inclinações para o pecado, em uma propensão a se afastar de Deus, “uma inclinação para o pecado”. Diz o Bispo Foster: “O pecado cometido e a depravação sentida são muito diferentes: o primeiro é uma ação, o segundo, um estado de afeições. O crente regenerado é salvo de um, e recebe graça para capacitá-lo a ter vitória sobre a outra; mas a própria disposição permanece, até certo ponto, sob o controle de um poder gracioso mais forte implantado, mas ainda fazendo resistência, e indicando presença real, e precisando ser “inteiramente santificada”.

Não é incomum que as pessoas imaginem no momento do perdão que a depravação foi completamente destruída. A mudança é tão grande, como “da morte para a vida”, que a obra de renovação moral parece perfeita. O amor e a alegria da alma recém-nascida são tão transbordantes, que por um tempo criam a impressão de que o coração está inteiramente purificado. “Com que facilidade eles inferem que não sinto pecado, portanto não tenho nenhum; não se move, portanto, não existe; não tem movimento, portanto, não existe. Mas raramente demora muito para que eles sejam desenganados; o pecado foi apenas suspenso, não destruído”. Quando isso ocorre, o novo convertido muitas vezes fica surpreso e alarmado, e às vezes considera sua conversão um fracasso, não conhecendo as Escrituras ou a dupla natureza do pecado.

“Que exista uma distinção”, diz Richard Watson, “entre um estado regenerado e um estado de santidade completa e perfeita, será geralmente admitido”. A regeneração, como vimos, é concomitante com a justificação, mas os apóstolos, ao se dirigirem a um corpo de crentes nas Igrejas para as quais eles escreveram suas epístolas, colocaram diante deles, tanto nas orações que oferecem em seu favor quanto nas exortações que administram, um grau ainda maior de libertação do pecado, bem como um maior crescimento em Virtudes cristãs.

“Duas passagens apenas são necessárias para provar isso: “E o próprio Deus da paz vos santifique em tudo; e rogo a Deus que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” [1 Ts 5:23], e “Tendo, pois, amados, estas promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” [2 Co 7:1]. Em ambas as passagens a libertação do pecado é o assunto mencionado; a oração em um caso, e a exortação no outro, vai até a extensão da inteira santificação da alma e espírito, bem como de a carne ou corpo, de todo pecado; pelo que só pode significar nossa completa libertação de toda poluição espiritual, toda depravação interior do coração, bem como aquilo que, expressando-se externamente pelas indulgências dos sentidos, é chamada imundícia da carne e do espírito”.

Na regeneração o pecado é subjugado e conquistado, mas não é destruído. A fortaleza de Alma Humana foi conquistada por seu legítimo Senhor, mas dentro de sua guarnição alguns traidores espreitam, mutilados e sangrando, mas não mortos. A doença é modificada, mas não erradicada. A coisa amarga e funesta é cortada pela raiz, alguns dos galhos são cortados, mas a raiz não é removida. A depravação é suspensa, mantida sob controle, reprimida; mas não é totalmente expelida da alma. Não reina, mas existe. As tendências ao pecado são controladas, mas não extirpadas. Ainda há uma guerra interior, uma espécie de dualidade, na qual carne e espírito se antagonizam. É um estado de mistura, no qual os cristãos em um grau, de acordo com a medida de sua fé, são espirituais, mas em um grau são carnais. Nem por um momento diminuiríamos a grande e gloriosa obra da conversão, mas toda a experiência testifica que uma “infecção da natureza permanece, guerreando contra o Espírito mesmo naqueles que são regenerados”. O resultado muitas vezes é que dos pecados germinativos no coração brotam pecados reais na vida.

A regeneração é o início da purificação. A inteira santificação é o término dessa obra. A inteira santificação remove da alma todos os elementos que antagonizam os elementos de santidade plantados na regeneração. É uma eliminação, pois a escória é separada do ouro pelo fogo. É uma erradicação, a remoção de todas as raízes de amargura, as sementes da doença do pecado. É uma crucificação, a morte do corpo ou a vida do pecado. É uma renovação tão completa do coração que o pecado não tem mais lugar dentro, seus últimos restos se espalham, a guerra dentro da cidadela cessa e Deus reina sem rival.

Há aqueles que ensinam que a inteira santificação consiste no poder do Espírito Santo reprimindo o pecado inato, controlando nossas tendências pecaminosas, sufocando o velho homem, em vez de matá-lo. Quando o apóstolo fala do corpo do pecado sendo destruído (Rm 6.6), eles atenuam o significado da palavra destruído e a explicam como significando tornar inerte ou inoperante; mas o Dr. Steele com sua pesquisa crítica aponta a força da palavra comparando-a com os seguintes textos onde a mesma palavra é traduzida como “abolir”, “consumir” ou “destruir” em 2 Coríntios 3:13, Efésios 2:15, 2 Timóteo  1:10, 1 Coríntios 6:13, 1 Coríntios 15:26, 2 Tessalonicenses 11:8 e Hebreus 2:14. Não temos medo do resultado de uma cuidadosa investigação desses textos por mentes sem preconceitos e sinceras.

O mesmo escritor também chama a atenção para o fato de que, enquanto a língua grega abunda em palavras que significam repressão, metade das quais ocorrem no Novo Testamento e são traduzidas por amarrar, machucar, derrubar, escravizar, reprimir, impedir, restringir, subjugar, tomar pela garganta, mas nenhum desses é usado para pecado inato, mas verbos são, tais como limpar, purificar, mortificar ou matar, crucificar e destruir. “Procuramos diligentemente”, diz ele, “tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, exortações para buscar a repressão do pecado. O mandamento uniforme é afastar o pecado, purificar o coração, purificar o velho fermento, procurar ser santificado em todo o espírito, alma e corpo. O poder repressivo não é atribuído em nenhum lugar ao sangue de Cristo, mas sim à eficácia purificadora. Agora, se esses verbos, que significam limpar, lavar, crucificar, mortificar ou matar e destruir, são todos usados em sentido metafórico, é evidente que o significado da verdade literal é algo muito mais forte que a repressão. É erradicação, extinção do ser, destruição”. Aqui está certamente garantia suficiente para a oração:

Cada ação e pensamento indisciplinado
Faça até a morte; pois Ele morreu.

Este ensinamento é confirmado também pela oração, já mencionada, que São Paulo ofereceu aos tessalonicenses: “E o próprio Deus da paz vos santifique em tudo”. A palavra “santificar” tem dois significados principais: (1) dedicar, ou separar, coisas ou pessoas para propósitos sagrados; (2) para limpar ou purificar. Na oração diante de nós, a palavra é usada no último sentido e, para denotar a profundidade e a natureza abrangente da purificação pela qual oramos, o apóstolo usa uma palavra forte que não é encontrada em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Os comentaristas concordam que a palavra traduzida como “totalmente” é uma das palavras mais fortes que poderiam ser usadas para expressar a libertação completa da poluição espiritual. Dr. Mahan diz que é composto de duas palavras, uma significando tudo, a outra perfeição. O Dr. Adam Clarke diz que a palavra original significa exatamente o mesmo que nossa frase “para todos os efeitos e propósitos”. Lutero a traduz “por completo”. Na Vulgata é traduzido “em seus poderes e partes coletivos”. Sr. Wesley diz que significa cada parte de você perfeitamente. Se a libertação total do pecado não for ensinada nesta oração, não está dentro do poder da linguagem humana ensiná-la. Três vezes acolhem a certeza que segue a oração: “Fiel é aquele que vos chama, o qual também o fará.”

Alguém pergunta qual é a diferença exata entre regeneração e inteira santificação? É isto: aquele tem a impureza remanescente; o outro não tem. Nós não dizemos que a inteira santificação envolve nada mais do que a completa purificação do pecado – ela abrange. É a plena doação graciosa do amor perfeito e muito mais, mas com os aspectos positivos da santidade trataremos em outro lugar. É suficiente neste capítulo expor o fato de que a inteira santificação completa a obra de purificação e renovação iniciada na regeneração.

A diferença entre as duas experiências foi bem ilustrada, como segue: nas regiões coníferas do Vale do Wyoming, na América, existem duas camadas principais de carvão. Na primeira e superior camada há uma grande preponderância de carvão, mas há pequenas camadas de ardósia atravessando o carvão. A camada inferior do carvão é muito mais espessa do que a superior e é tudo carvão puro e sólido, sem nenhuma ardósia. A costura superior se assemelha ao coração regenerado, no qual há uma preponderância da graça, mas também há resquícios da mente carnal, os rudimentos do pecado. A costura inferior é como o coração do crente depois que a inteira santificação completou o trabalho de purificação, o puro amor de Deus reina sozinho sem seus opostos em qualquer grau. Lá, as graças do Espírito existem na alma sem liga, sem mistura, na simplicidade. Não há nada contrário a eles, e eles existem na medida correspondente à capacidade atual da alma que os possui. Todo comprador e vendedor é então excluído do templo. Nenhum cananeu permanece na terra. Somos “livrados das mãos de nossos inimigos” para que possamos “servir a Deus sem temor em santidade e justiça diante dEle todos os dias de nossa vida”. A alma então entra no descanso sabático do amor de Deus, e fica cheia de perfeita paz.

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Fonte: New Testament Holiness, Cap. V

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

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