Por Gregory Crofford

Há uma conversa nos círculos wesleyanos sobre a natureza de Deus. Thomas Jay Oord insiste que o substantivo sem adjetivos “amor” é suficiente quando se fala do caráter de Deus. Kenneth Collins, por outro lado, prefere adicionar um adjetivo, descrevendo Deus como “amor santo”. Eu estou do lado de Collins por esta razão:

1. A evidência bíblica – Duas passagens importantes do Novo Testamento vêm à mente. Em 1 Pedro 1:16, citando Levítico 11:44, Deus nos chama à santidade em termos simples: “Seja santo, porque eu sou santo”. O versículo é precedido por um chamado para evitar os “maus desejos” que nos tipificam quando nós “vivemos na ignorância” (1 Pedro 1:14). A santidade é apresentada como o oposto do mal, isto é, a justiça. Deus está dizendo: “Preste atenção! Isso é algo crucial sobre quem eu sou. Porque a pureza é parte de quem eu sou, então deve ser parte de quem você é.

No entanto, se pararmos aí, temos apenas uma metade da equação. 1 João 4: 8  ensina: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” Não há ódio em Deus. Pelo contrário, Deus procura o bem-estar de toda a criação. De fato, o amor não existe onde um interesse genuíno e prioritário pelo bem-estar dos outros esteja ausente.

2. Imanência e Transcendência – a teologia cristã ensina que – em relação à criação – Deus é tanto transcendente (acima de nós) quanto imanente (próximo). Isaías 6:1 é a visão do profeta do Senhor que é “elevada e exaltada”. Essa é a imagem da transcendência, de que o Senhor é o Outro, o Criador não deve ser confundido com a criação. No entanto, esta moeda tem dois lados. Em Jesus, Emanuel, também encontramos Deus conosco (Mateus 1:23), o imanente, perto e ao lado de tudo o que Deus ama. Esta é uma tensão em nossa visão de Deus, com certeza, mas não ao contrário de outras tensões que aceitamos, como Jesus sendo totalmente humano e totalmente divino.

Então, onde isso nos deixa?

Se dissermos apenas que “Deus é amor”, estamos favorecendo parte da revelação bíblica sobre outra; é uma imagem incompleta de Deus. A doutrina equilibrada leva em conta o que John Wesley chamou de “todo o teor das Escrituras”. Embora este breve ensaio tenha citado apenas algumas passagens, um estudo mais completo do Antigo e Novo Testamento confirmaria que essas ênfases duais se relacionavam à natureza de Deus – santidade e amor – existem lado a lado. Como um filamento duplo de hélice de DNA, a estabilidade vem quando os dois permanecem unidos.

O perigo está em ambos os extremos. Se falássemos de Deus apenas como santo, inevitavelmente nosso conceito de Deus seria o de uma divindade distante, até severa, incapaz de se identificar com nossas fraquezas. Por outro lado, se falamos apenas de Deus como amor, corremos o risco de fazer de Deus um avô amoroso que se preocupa pouco com a qualidade moral de nossas vidas. Para manter a real tensão transcendência / imanência de tensão – do Deus justo e exaltado e do Deus que mostrou sua afeição por nós através da encarnação de Cristo -, falar da natureza de Deus como “amor santo” mantém equilíbrio em nossa visão de quem é Deus e quem nós devemos estar em resposta.

Que o Deus que é o amor santo seja nosso exemplo. Que Jesus Cristo – que é a própria imagem de Deus – nos inspire a levar vidas que são simultaneamente não contaminadas pelo mundo e derramadas de forma altruísta no serviço amoroso aos outros.

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Fonte: https://gregorycrofford.com/2016/03/05/love-or-holy-love-why-it-matters/

Gregory Crofford, M.A., Ph.D. é um presbítero ordenado na Igreja do Nazareno. Ele é reitor da Escola de Religião e Ministério Cristão da Universidade Nazarena da África (Nairobi, Quênia) e coordenador do programa de doutorado (Religião).

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *