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Para uma Eclesiologia Missional Wesleyana

por

Stephen W. Rankin

John Wesley insistiu que a doutrina da perfeição cristã encapsulava o “grand depositum” do Metodismo, a razão pela qual os Metodistas foram “principalmente levantados”[1]. Na parte da família Wesleyana que conheço melhor, a Igreja Metodista Unida, a doutrina caiu em desuso quase inteiramente em termos de moldar a vida congregacional. O mesmo pode acontecer com outros membros da família Wesleyana. “Perfeição” tem uma história longa e, às vezes, bastante conturbada. No entanto, se mais uma vez ficarmos ao lado de Wesley e olharmos para a vida cristã, como ele fez, através das lentes da perfeição cristã, há poder para transformar a vida e o ministério da igreja.

Defenderei neste artigo, portanto, que a perfeição cristã, como descritivo de toda a igreja, deve moldar indispensavelmente a identidade e a missão da igreja. Essa perspectiva não se opõe à soteriologia individual, mas certamente se distingue dela. Colocando a tese em forma de pergunta, em que termos e para que fim poderíamos reconhecer uma Igreja aperfeiçoada no amor? Essa questão, é claro, pressupõe que tal igreja seja concebível e facilmente se reconhece o caráter controverso de tal suposição. Desejo mostrar que, ao considerar a doutrina da perfeição cristã à luz de suas implicações para a igreja, encontramos o fundamento adequado para uma missiologia Wesleyana sustentável. Encontramos poder e direção. Negligenciar ou ignorar as implicações eclesiológicas desta doutrina é drenar a energia da missão.

Antes de prosseguir para a questão principal, uma definição de “missão” está em pauta. Para os propósitos deste artigo, “missão” é entendida como o envolvimento da igreja capacitado pelo Espírito em ministérios que resgatam pessoas do poder das trevas (individuais e sistêmicas) e as transferem para o reino do amado Filho de Deus.[2] Vai além do que é facilmente construído como uma noção bastante típica de evangelismo, levando pessoas individuais a Cristo, à transformação de comunidades e estruturas sociais.

Uma avaliação verdadeiramente Wesleyana da missão, portanto, sempre e insistentemente examina o efeito prático dos ministérios da igreja, pessoas convertidas a Deus por meio de Cristo e tornando-se santas em seu temperamento e atividade.

Enquanto Deus está restaurando a imagem de Deus na comunidade redimida, Deus trabalha através dessa comunidade para recuperar os perdidos. Em outras palavras, o crescimento cristão em direção à perfeição envolve necessariamente a missão cristã. Na medida em que uma igreja se move em direção à perfeição, ela se torna cada vez mais uma manifestação da missão de Deus no mundo. Uma igreja aperfeiçoada é amplamente missionária.

Importância da Dimensão Corporativa

A dimensão corporativa da perfeição que desejo destacar surge nas Escrituras. Efésios 4:13, por exemplo, afirma: “. . . até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, à maturidade, à medida da estatura completa de Cristo” (New Revised Standard Version). O “até a maturidade” deste versículo traduz o grego eis andra teleion (literalmente “para um homem maduro [ou perfeito]”) como o inglês procura evitar a exclusividade de gênero. Encontramos neste texto o senso coletivo de maturidade ou perfeição que impulsiona o foco deste artigo. O escritor paulino claramente tinha em mente algumas qualidades de perfeição ou maturidade que deveriam caracterizar toda a igreja em Éfeso. Toda a igreja é chamada de alguma forma para refletir a “plena estatura de Cristo”. A “unidade da fé” e o “conhecimento do Filho de Deus” sugerem que a igreja como um corpo revela Cristo de uma forma que transcende o impacto do testemunho cristão individual. A natureza dos relacionamentos cristãos, ou melhor, o tipo de comunidade que eles manifestam fornece a chave para entender o que mantém a igreja no caminho certo e eficaz em sua missão.

O que aparece nas Escrituras pode ser mostrado na história. Uma razão pela qual a doutrina da perfeição cristã mantém um forte interesse acadêmico é que a ênfase na santidade dentro da tradição Wesleyana tem se mostrado eficaz em fazer mudanças sociais positivas. Douglas Strong, por exemplo, relatou como as pessoas no Estado de Nova York, inspiradas pela doutrina da inteira santificação, adotaram um “perfeccionismo evangélico” e trabalharam para reformar a igreja e a sociedade nas décadas de 1840 e 1850.[3] Essa visão não se limitava de forma alguma aos grupos metodistas, mas certamente devia a eles. John Wigger, notando a atenção que os estudiosos deram à influência social do Metodismo Britânico, declara a situação americana: “O ethos de santidade promovido pelo Metodismo era mais poderoso do que qualquer inovação teológica abstrata da época”, dando forma ao evangelicalismo americano no século XIX.[4] Um artigo de Kathryn Long sobre o ministério de Phoebe Palmer mostra como sua descrição da santidade ajudou a formar os valores da classe média em meados do século XIX.[5] Sarah Sloan Kreutzige também estudou como o legado de santidade social de Wesley desencadeou e guiou o movimento de assentamento metodista no final do século XIX e início do século XX.[6]

Lembrar o impacto da doutrina na história continua a estimular o interesse acadêmico no presente. A doutrina da santidade ainda pode guiar e instruir o ministério da igreja no século XXI? Esta questão foi respondida por alguns estudiosos de forma afirmativa, especialmente em termos de ética social aplicada a questões particulares como a pobreza. Por exemplo, M. Douglas Meeks trabalhou na conexão entre santificação e mordomia em relação à vida econômica.[7] The Portion of the Poor[8] editado por Meeks traz vários capítulos exemplares, mas um merece menção especial. A contribuição de Rebecca Chopp sugere uma maneira de ver a graça santificante dentro de uma perspectiva feminista que dá à doutrina uma aplicação contemporânea e corporativa.[9] Miguez Bonino, em outra obra, fez algo semelhante ao conectar santificação e libertação.[10] Uma coleção de ensaios editados por Richard Heitzenrater sobre o Metodismo e os pobres também acrescenta ao corpo da literatura.[11] Outras questões, como Metodismo e política ou Metodismo e escravidão, têm recebido interesse recente.[12] Esses trabalhos se juntam a contribuições notáveis ​​anteriores, como Discovering an Evangelical Heritage[13], de Donald Dayton, e To Reform the Nation, de Leon Hynson.[14]

Essa tentativa de desenvolver e empregar uma ética de santidade social é acompanhada por descrições que seguem uma abordagem mais tradicional em termos de soteriologia individual. Nessa trajetória, encontram-se The Path to Perfection[15], de W. E. Sangter, e Wesley and Santification[16], de Harald Lindström, ou as descrições mais amplas e sistemáticas de Mildred Bangs Wynkoop[17], J. Kenneth Grider[18], H. Ray Dunning[19], Barry L. Callen[20], Randy L. Maddox[21], Kenneth J. Collins[22] e Theodore Runyon[23]. Um levantamento dos volumes do Wesleyan Theological Journal revela mais de vinte artigos expressamente sobre o tema da perfeição cristã, alguns dos autores mencionados e a maioria focados em como entender a santidade pessoal.

As discussões acadêmicas sobre a perfeição cristã tendem a girar em torno da ética pessoal ou social e aqui podemos ver como e onde as pessoas interessadas em evangelismo vão para um lado e os interessados em justiça social vão para outro. Essa limitação inibe nossa visão do poder motivacional da doutrina para a missão em geral. A fragmentação, às vezes até a oposição, ocorre dentro do corpo de Cristo entre evangelismo pessoal e justiça social. O presente estudo argumentará que a perfeição cristã afeta os relacionamentos dentro da comunidade cristã de modo a tornar essa comunidade única em sua capacidade de cumprir os propósitos redentores de Deus. De fato, os próprios relacionamentos, tanto dentro do Corpo de Cristo quanto como esse Corpo se relaciona com o mundo, demonstram o poder redentor de Deus em Cristo. Se pensar sobre a perfeição cristã tendesse a se concentrar nesses relacionamentos, ficaria claro por que essa doutrina deve ser considerada central para a missão.

Começamos com um breve relato da doutrina, tirando inferências, depois passamos a considerar como certas características “elevam” ao nível corporativo ou eclesial, de tal forma que os cristãos em comunidade “trabalhando sua própria salvação” manifestam um testemunho poderoso além de seus testemunhos individuais coletados. Essa qualidade emerge particularmente na compreensão de Wesley do Reino de Deus, conforme expresso em seus discursos no Sermão da Montanha. O próximo passo irá catalogar alguns dos comentários explícitos de Wesley sobre a igreja e comparar essas ideias com seus ensinamentos sobre o Reino. Wesley nos desafiará a pensar novamente na conexão entre o Reino e a igreja, especialmente em vista da perfeição cristã. Finalmente, consideraremos o que essa descoberta significa para entender a missão desde uma perspectiva Wesleyana.

A Doutrina da Perfeição Cristã Resumida

A via salutis wesleyana segue um caminho bem conhecido pelos estudantes de Wesley. Começando com a graça preveniente, Deus atrai uma pessoa despertando um desejo por Deus e então dando a essa pessoa uma visão do significado e importância da ação de Deus.[24] A pessoa começa a entender o significado da obra de Cristo e deseja receber os benefícios espirituais dela. Deus satisfaz esse desejo dando fé à pessoa e pela fé ela recebe o dom da expiação de Cristo e é justificada. A própria fé é uma obra divina (elenchos) que, como Wesley observa, “implica tanto uma evidência sobrenatural de Deus e das coisas de Deus, uma espécie de luz espiritual exibida à alma, e uma visão ou percepção sobrenatural dela”.[25]

Em conjunto com a justificação vem o novo nascimento, uma mudança ontológica operada pelo Espírito de Deus que traz (como na justificação) uma mudança de mente, um novo entendimento e um novo conjunto de desejos. Essas novas qualidades de mente e coração demonstram o novo ser em Cristo. Deus, ao regenerar o novo crente, muda (como Wesley diz) a mente “terrena, sensual, diabólica” para “a mente que estava em Cristo”[26] – e a santificação do novo crente começa. O novo nascimento é atestado pelo testemunho do Espírito, que dá ao crente a confiança de que foi feito filho de Deus. Da nova mente surgem novos desejos, que, por sua vez, são moldados por práticas piedosas (ou seja, oração, leitura das Escrituras, adoração corporativa, atendimento às ordenanças de Deus, comunhão cristã, ministério aos outros). À medida que os novos desejos são exercidos e reforçados através das disciplinas, eles se integram mais firmemente na constituição espiritual do crente como afetos religiosos[27]. Uma pessoa que experimenta e nutre essas afeições pode esperar ser aperfeiçoada no amor (plena ou inteira santificação). Em cada novo nascimento, portanto, a perfeição cristã é latente, porque o amor a Deus nasce em cada novo crente com o nascimento pelo Espírito.

As afeições religiosas podem assim ser resumidas na qualidade do amor. O amor, para ser amor, deve ter um objeto. A única forma de demonstrar amor é na relação com o outro. As afeições, que estão sendo desenvolvidas por meio do crescimento responsivo e obediente na graça, têm uma qualidade inerentemente relacional e mostram como o amor cumpre toda a lei de Deus, pois a lei de Deus é uma descrição da vontade de Deus. À medida que o amor a Deus cresce, também cresce o amor ao próximo, porque o próprio Espírito de Deus instila esse amor no crente. Uma vez que o amor ao próximo é um reflexo da imagem de Deus no crente, e uma vez que a restauração completa da imagem de Deus é o objetivo da perfeição cristã, o amor necessariamente motiva a pessoa para o serviço, porque reflete a própria natureza relacional de Deus, bem como a determinação de Deus de recuperar o que foi perdido.

Experimentar a perfeição cristã significa, portanto, pelo menos duas coisas. Primeiro, envolve um tipo particular de relacionamento com os outros, que reflete a própria natureza de um Deus amoroso. Pelo desígnio de Deus, esse relacionamento “peculiar” surge dentro da comunidade que compartilha a mente de Cristo, ou seja, a igreja.[28] De acordo com Wesley, todo crente tem a esperança de ser aperfeiçoado no amor, porque esta experiência está latente em cada novo nascimento. A perfeição cristã representa, nesse sentido, o “telos” para todas as pessoas que compõem a igreja, portanto, toda a igreja.[29] Por implicação, então, a perfeição cristã deve permanecer uma parte significativa da descrição da igreja, mesmo que nem todos dentro da comunhão possam, ao mesmo tempo, dar testemunho de tê-la recebido. A doutrina, devidamente comunicada, fornece força motivacional crítica. Assim como a conversão para uma nova vida em Cristo serve como um testemunho atraente para aqueles que ainda não estão em Cristo, para as pessoas dentro da igreja, a perfeição cristã serve como um testemunho atraente do que é prometido (e pode ser esperado por) todos os crentes.[30]

Em segundo lugar, visto que o amor ao próximo representa uma qualidade essencial da perfeição cristã, e visto que esse amor reflete o coração de Deus, a perfeição cristã deve desempenhar um papel crucial na missão. Em uma soteriologia Wesleyana, se um crente não está crescendo na graça (ou seja, se movendo em direção à perfeição), ele está retrocedendo, correndo o risco de pecar e perder a salvação. Por outro lado, quanto mais se aproxima de Cristo e quanto mais se ama a Deus, mais se aproxima do próximo e mais se sente a compaixão de Cristo pelos perdidos e solitários, distantes e aflitos. Assim como com Paulo, o amor de Cristo constrange o crente a suplicar às pessoas que se reconciliem com Deus (2 Co 5:14,20). A perfeição cristã e o ministério andam de mãos dadas. Em certo sentido, então, deixar de lado a ênfase na perfeição cristã coloca a igreja na posição arriscada de perder sua motivação adequada para a missão.[31]

O Oitavo Discurso de Wesley no Sermão da Montanha mostra como a perfeição cristã impele ao ministério. Vamos seguir o argumento em desenvolvimento de Wesley aqui. Ele primeiro explica que a pureza de intenção flui de afeições corretas. Referindo-se a Mateus 6:22, ele afirma: “O olho é a intenção: o que o olho é para o corpo, a intenção é para a alma. Assim como um guia todos os movimentos do corpo, o outro guia os da alma”.[32] Ele continua dizendo que a santidade é a “luz” que está no olho da pessoa com intenção singular para Deus.[33] Aqui Wesley alude a um de seus versículos favoritos para falar sobre a perfeição cristã, o de ter a mente que estava em Cristo (Filipenses 2:5). Quando alguém evidencia pureza de intenção com os olhos fixos em Jesus, fica “cheio da mente que havia nele”[34], dando à pessoa a disposição que o próprio Cristo tinha.

As afeições religiosas que se desenvolvem sob a orientação de práticas piedosas (tanto individuais como comunitárias), tão essenciais para a perfeição cristã, também fornecem a base crucial para o amor ao próximo que impele as pessoas ao ministério. A qualidade conferida pela graça de ter a mente de Cristo leva a pessoa, imitando a Cristo, a um ministério de reconciliação. Wesley continua: “E enquanto [o olho] estiver firmemente fixo nele, em Deus em Cristo, reconciliando o mundo consigo mesmo, estaremos cada vez mais cheios do amor de Deus e do homem . . . com todos os frutos de santidade”.[35] Esses frutos se manifestam de forma prática por meio de atos de serviço que tornam visível o Reino de Deus no mundo. A ligação, portanto, entre as afeições corretamente ordenadas dentro de cada crente e as tentativas ativas de ajudar as pessoas a se reconciliarem com Deus é explícita: o ministério decorre da renovação interior. Como a renovação à imagem de Deus significa necessariamente uma nova qualidade de relacionamento entre os crentes em Cristo, também significa que somos constrangidos a nos tornar ativos no mundo no ministério da reconciliação, implicando também um novo conjunto de relacionamentos com pessoas fora dos limites da igreja.

Como notamos, Wesley regularmente aludia à mente de Cristo (Filipenses 2:5) ou ao coração renovado segundo a imagem de Deus (Efésios 4:21-24) como forma de descrever a perfeição cristã. É interessante notar como ele aplica esses conceitos das Escrituras tanto à vida cristã individual quanto à igreja.[36] “A mente que havia em Cristo” refere-se a uma atitude de humildade, mansidão e submissão à vontade de Deus. “Coração” refere-se a todo o ser, abrangendo mente, emoções e vontade. Por exemplo, em “A Plain Account of Christian Perfection”, enquanto Wesley discute o que significa amar a Deus e ao próximo, ele escreve: “É o amor que governa o coração e a vida, percorrendo todos os nossos temperamentos, palavras e ações”.[37] “Coração” aqui se refere a disposições internas, enquanto “vida” aponta para comportamentos externos, as atividades públicas e visíveis que fluem do coração. Alguns parágrafos depois, ele deixa claro este ponto: “A perfeição das Escrituras é puro amor enchendo o coração e governando todas as palavras e ações”.[38]

No sermão “Sobre a Perfeição”, Wesley faz a exegese de Efésios 4:21-24, que dá o comando para se despir do velho homem e se revestir do novo, que está sendo renovado à imagem de Deus. Ele conclui: “[O Apóstolo] não deixa margem para dúvidas, mas Deus nos ‘renovará’ assim ‘no espírito de nossa mente’ e ‘nos criará de novo’ à ‘imagem de Deus’, na qual fomos criados inicialmente”.[39] A ideia de Wesley de renovação à imagem de Deus tem afinidade com estudos recentes que tratam da natureza trina de Deus, que oferece insights sugestivos para o presente argumento a respeito de uma compreensão corporativa da perfeição cristã. Colin Gunton, por exemplo, mostrou a importância de reivindicar explicitamente a contribuição dos padres capadócios ao pensar que o “ser de Deus são as pessoas em relação umas às outras”.[40] Essa ideia contrasta com a visão de Agostinho de que as três pessoas da Trindade são posteriores à unidade da divindade, uma posição que Gunton critica como um modalismo incipiente.[41] Deus é, portanto, uma comunidade de pessoas que compartilham a mesma natureza. Sem levar a analogia longe demais, parece apoiar o argumento apresentado no presente estudo de que precisamos considerar o aspecto relacional da imagem de Deus que está sendo renovada através do processo santificador do Espírito. Sob essa luz, a perfeição cristã deve ter um componente social ou comunitário que une os crentes, uma ideia reforçada pela maneira como Wesley se refere a características como a mente de Cristo.

Voltando à descrição de Wesley da renovação da imagem de Deus, nota-se a primeira pessoa do plural do comentário explicativo (de Efésios 4:21-24) unida a um substantivo singular usado como coletivo: “. . . Deus assim nos renovará no espírito de nossa mente” (grifo nosso). Embora Wesley use o singular “mente”, ele está claramente pensando em um coletivo, não apenas cristãos individuais sendo renovados à imagem de Deus. Se pensarmos nesta afirmação apenas em termos de soteriologia individual, então emerge a imagem convencional do crente assumindo o caráter de Cristo. Mas o ponto de Wesley é acoplado com sua descrição do “novo homem” em Cristo, aquele sendo renovado à imagem de Deus. O “homem novo” sugere uma unidade e integração no Corpo de Cristo que implica algo mais do que a soma das partes individuais. Pode ser análogo a um time de basquete que funciona tão bem juntos que parecem quase compartilhar os mesmos pensamentos enquanto realizam seus vários movimentos na quadra. “O novo homem”, considerado em sentido coletivo, mostra algo necessário sobre a natureza dos relacionamentos dentro da igreja. O “novo homem” ama a Deus e ao próximo, tornando assim visível no comportamento tangível a mente que estava em Cristo. Assim como um crente individual é renovado à imagem de Deus e se torna uma nova pessoa, assim a igreja, tendo a mente de Cristo e sendo renovada à imagem de Deus, torna-se a nova comunidade.

No mesmo sermão, Wesley faz referência ao sacerdócio como uma demonstração de santidade: “Para o mesmo efeito, São Pedro diz: ‘Vós sois um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis ​​a Deus por Jesus Cristo’”.[42] Pouco antes deste comentário, Wesley havia falado de Romanos 12:1, associando a apresentação dos cristãos a Deus como “sacrifício espiritual” com a ideia petrina de um sacerdócio espiritual. Vemos aqui uma pista muito significativa para desenvolver uma aplicação corporativa da perfeição cristã. O sacerdócio obviamente é corporativo. No texto de Romanos, os crentes são sacerdotes porque se apresentam (como sacerdotes que oficiam no altar) como sacrifícios vivos. Eles são santos porque Deus está trabalhando neles para restaurar a imagem de Deus, para criar um novo ser (o “novo homem” de Wesley). Nossa imagem se estende de descrições anteriores de perfeição em termos de afetos e comportamentos do indivíduo para a atitude e identidade corporativa do grupo. Além disso, envolve necessariamente e inerentemente o ministério. Esse “novo homem” coletivo demonstra o caráter de Cristo (ou seja, a mente de Cristo) e estende a mão no ministério para o mundo inteiro.

Wesley aplica assim descrições chave da perfeição cristã tanto para cristãos individuais como para o grupo. Esse fato sugere que as dimensões individual e coletiva necessariamente dependem uma da outra e se encaixam na ideia de que a imagem de Deus nos humanos é melhor descrita em termos relacionais. É claro que não se pode ter um grupo santificado sem que os membros individuais se movam em direção à salvação plena. É reconhecidamente mais difícil pensar em um grupo demonstrando “amor perfeito”, tendo singularidade de intenção. Ou não é? Outras descrições podem ser encontradas nos escritos de Wesley para demonstrar que ele claramente tinha em mente algo maior do que pessoas individuais meramente viajando na mesma direção. Com certeza, são indivíduos e estão indo na mesma direção, mas juntos eles formam algo criticamente necessário. Eles são um sacerdócio, um povo que tem uma certa missão a cumprir, necessariamente (essencialmente) moldada pelo fato de que eles estão se movendo em direção à perfeição e podem esperar ser aperfeiçoados nesta vida.[43]

Perfeição cristã “elevada” — o Reino de Deus

Tentamos agora descrever de forma preliminar como as qualidades individuais “sobem” ao nível corporativo. A semelhança de Cristo envolve não apenas desenvolver a própria salvação, mas relacionar-se com os outros de maneira redentora, uns pelos outros e pelo mundo. Damos um passo aqui em direção à eclesiologia. Nesse sentido, H. Ray Dunning oferece uma observação útil:

Vimos como o caráter social da existência humana é intrínseco à criatura feita à imagem de Deus. Temos argumentado que a própria estrutura da humanidade determinada pela Palavra de Deus é co-humanidade. Segue-se logicamente que a obra da salvação criaria a comunidade como uma implementação dessa essência criada.[44]

A criação de tal comunidade será guiada pelos princípios estabelecidos em tais lugares como encontramos no Sermão da Montanha e sua descrição do Reino de Deus. Para as explicações de Wesley daquele Sermão, voltamos agora.

Considerando os sermões a que aludimos até aqui, vê-se emergir um conjunto de textos e conceitos bíblicos que ajudam a demonstrar o vínculo inerente ao pensamento de Wesley entre a experiência individual da salvação na vida do crente e a expressão corporativa da salvação na e através da igreja. Antecipar: o Reino de Deus torna-se visível pelos crentes em Cristo unidos em comunidade para amar a Deus e ao próximo e cumprir toda a lei de Deus. Descobrimos que vários textos bíblicos chave usados para a perfeição cristã aparecem na exposição de Wesley sobre o Reino.

Wesley demonstrou consistentemente uma postura crítica em relação à “religião solitária”. Por exemplo, no Discurso Quatro do Sermão da Montanha, ele afirma que o cristianismo “é essencialmente uma religião social, e que transformá-lo em uma religião solitária é destruí-lo”. Além disso, o cristianismo “não pode subsistir sem sociedade, sem viver e conversar com outros homens”. Ele então ilustra seu ponto explicando que a virtude da mansidão só pode ser verdadeiramente demonstrada no contexto do relacionamento humano.[45] Vê-se aqui a conexão entre as características individuais e as relações corporativas. Como os seres humanos são criados para o relacionamento e como a perfeição cristã implica a restauração da imagem de Deus nos seres humanos, faz sentido que os cristãos que caminham para a salvação plena se aproximem uns dos outros e, a partir disso, uma comunidade governada por Deus e mostrando a qualidades de caráter de Deus seriam formadas. O amor dos cristãos uns pelos outros manifesta o Reino de Deus ao mundo.

Quando Wesley discute “justiça” no Reino (Mateus 6:33), ele a descreve em termos clássicos de perfeição cristã. A justiça é “aquela santidade de coração, essa renovação da alma em todos os seus desejos, temperamentos e afeições, ‘que é de Deus’”.[46] De desejos transformados pela graça de Deus através da obra expiatória de Cristo e a aplicação dessa obra pelo Espírito Santo na regeneração, os desejos e afeições de uma pessoa são transformados em desejos pelo reino e justiça de Deus. Este é um movimento importante, pois mostra o ponto em que as disposições individuais “sobem” ou se unem em algo que transcende a individualidade. O próximo passo neste sermão é crucial. Quando Wesley fala sobre “todas as coisas sendo acrescentadas” do versículo 33, a mente do leitor convencionalmente corre para as próprias necessidades básicas. Isso também é verdade para Wesley, mas com uma diferença significativa – visa também o avanço do reino: “‘E todas estas coisas’ vos serão acrescentadas: todas as coisas necessárias ao corpo; como medida de tudo que Deus mais vê para o avanço de seu reino”[47] (grifo nosso). No Discurso Oito Wesley afirma que os cristãos devem pensar em seus tesouros na terra somente em termos do Reino de Deus. Tudo o que Deus dá aos cristãos deve ser pensado em termos de como avançar o Reino.[48]

Podemos agora juntar duas ideias para exemplificar esse processo em direção à perfeição comunal. A singularidade de propósito é ordenada por afeições piedosas que fluem da mudança de coração operada na vida do crente por meio da obra de regeneração e santificação do Espírito. Wesley então aplica a noção de singularidade de propósito para cumprir as características e mandamentos do Reino de Deus. Os santos temperamentos e afeições de pessoas individuais “sobem” ao nível corporativo ou comunitário, porque todos os crentes, assim, sob o poder modelador do Espírito compartilham a mente de Cristo e estão sendo renovados à imagem de Deus. Eles estão sendo unidos em um tipo particular de comunidade que demonstra os propósitos salvíficos de Deus no mundo. Em outras palavras, eles estão vivendo os princípios do reino de Deus. As intenções e propósitos de um cristão devem, portanto, visar tornar visíveis as características do reino de Deus. A única maneira de dar plena vazão a essas novas intenções dadas por Deus e reforçadas pela graça acontece em e através de um tipo particular de comunidade, que ultrapassa seus limites para oferecer o amor reconciliador de Deus ao mundo. Portanto, as qualidades individuais que Wesley associava à perfeição cristã, embora enraizadas na vida cristã individual, necessariamente encontram plena expressão no coletivo como as marcas distintivas do Reino de Deus.

Prosseguimos, então, com uma busca de comentários específicos de Wesley sobre a igreja para mostrar a ligação com tudo o que aconteceu antes. Isso é parte do desafio porque Wesley tão facilmente se move para frente e para trás entre abordar algo como afetos religiosos e então o impacto corporativo do testemunho cristão à medida que eles dão evidência dessas virtudes.

Perfeição Comunal, o Reino e a Igreja

O “primeiro resumo escrito” de Wesley[49], “Da Igreja”[50], não ocorreu até 1785 e provavelmente foi em parte uma resposta às críticas que ele recebeu por ordenar pregadores metodistas para a América. Ele descreve a igreja como “um grupo de crentes” e como todo o Corpo de Cristo ao redor do mundo. Lá ele enfatiza qualidades da igreja que combinam bem com seus resumos da perfeição cristã. Novamente ele usa Filipenses 2:5 como seu conceito orientador: “Somos chamados a andar, primeiro, ‘com toda a humildade’; a ter em nós a mente que havia também em Cristo Jesus; não pensar em nós mesmos mais do que deveríamos pensar, ser pequenos, pobres, mesquinhos e vis aos nossos próprios olhos”.[51]

A igreja torna-se visível, portanto, no mundo real onde e quando os cristãos juntos demonstram a mente de Cristo. Isso não implica, é claro, que todos os cristãos devam ter a mesma opinião. Isso implica que estaremos comprometidos com o mesmo fim, a realização do Reino de Deus neste mundo (humilhado, certamente, pelo reconhecimento da tenacidade do pecado e do mal). A mente de Cristo deve envolver o desejo de fazer a vontade de Deus e a determinação de ver essa vontade efetivada na vida diária e, para que a igreja seja a igreja em sua plenitude, esses afetos devem ser expressos comunitariamente.

A “mente que estava em Cristo” é a chave para tornar a igreja santa. Pensando nas quatro marcas clássicas da igreja (una, santa, católica e apostólica), Wesley declara categoricamente que devemos pensar na igreja como santa porque santa ela é. Em outras palavras, a igreja é santa não apenas em virtude de posição ou relacionamento, mas também em virtude do poder renovador do Espírito de Deus operando em seus membros, tornando-a realmente santa. A igreja demonstra santidade porque Deus está de fato tornando-a santa. Assim Wesley declara: “A igreja é chamada ‘santa’ porque é santa; porque cada membro dela é santo, embora em graus diferentes, conforme aquele que os chamou é santo”.[52] Ele não explica, neste ponto, de que maneira devemos entender como se expressa a santidade da igreja, mas volta-se para a missão do Reino resumida em Mateus 5:14: “Vós sois a luz do mundo!” Vós sois “uma cidade situada sobre uma colina, e não pode ser escondida. Ó, deixe sua luz brilhar diante dos homens!’”[53]

Assim, encontramos no sermão “Sobre a Perfeição” um indício do tipo de manifestação corporativa da perfeição cristã que é inerente a uma descrição da igreja como santa. Neste sermão Wesley afirma novamente que a perfeição cristã pode ser resumida na palavra “amor”.[54] Caracteristicamente encadeando versículos da Bíblia, ele se refere a 1 Pedro 1:15, reafirmando a noção de santidade – “santidade universal – justiça interior e exterior – santidade de vida que surge da santidade do coração”.[55] Ao fazer este resumo, ele conclui: “Quando o que foi então devotado [no batismo] é realmente apresentado a Deus, então o homem de Deus é perfeito.”[56] Wesley então se move para uma expressão explicitamente corporativa de santidade. Partindo da ideia de apresentar nossos corpos como sacrifício vivo de acordo com Romanos 12:1, ele vai para 1 Pedro 2:5: “Para o mesmo efeito São Pedro diz: ‘Vós sois um sacerdócio real, para oferecer sacrifícios espirituais , aceitável a Deus por meio de Jesus Cristo’”.[57] Da maneira característica de Wesley, ele vai de versículo a versículo, reunindo idéias que ele quer incluir na explicação da perfeição cristã. Alguém acha muito interessante que ele considere adequado incluir uma metáfora corporativa – o sacerdócio espiritual. Pode-se inferir, então, que a perfeição cristã não é plenamente demonstrada até que tipifique a forma como o Corpo de Cristo existe e funciona no mundo.

Esses trechos dos sermões de Wesley mostram quão facilmente ele vai e volta desde um escopo individual para a doutrina da perfeição cristã para um escopo corporativo ou coletivo. Assim, existe uma lógica interna no pensamento de Wesley que necessariamente liga a perfeição cristã individual ao grupo mais amplo, uma lógica que deixa a doutrina inacabada, a menos que alguém a conecte expressamente à igreja e considere como a perfeição cristã fornece visão para a natureza e o comportamento de todo o grupo.

A visão corporativa da perfeição sugerida neste artigo também vem do sermão de Wesley Sobre o Cisma. Ele escreve: “É da natureza do amor nos unir”[58],  sugerindo novamente que, à medida que os cristãos respondem ao amor de Deus, eles são atraídos para uma comunidade penetrada pelo amor de Deus. Por outro lado, a perda do amor é a raiz do cisma, “[que] produz maus frutos; é naturalmente produtora das consequências mais perniciosas. Abre uma porta para todos os temperamentos indelicados, tanto em nós mesmos quanto nos outros”.[59] O cisma representa efetivamente a perda da perfeição porque significa perda da comunidade. É a via salutis indo para trás. Wesley explica as consequências neste sermão – preconceito e comentários preconceituosos sobre os outros, mentiras e calúnias, cristãos perdendo a fé. Pior de tudo, esses temperamentos profanos impedem a apresentação do Evangelho, ou seja, a missão da igreja. Wesley lamenta:

E que grave pedra de tropeço essas coisas devem ser para aqueles que estão de fora! Para aqueles estranhos à religião! Que não têm nem a forma nem o poder da piedade! Como eles triunfarão sobre esses cristãos outrora eminentes! Quão corajosamente pergunte: ‘O que eles são melhores do que nós? De onde possivelmente o exemplo dos cristãos poderia tê-los recuperado, se eles continuassem irrepreensíveis em seu comportamento. Tal é o complicado mal que as pessoas que se separam de uma igreja ou sociedade fazem, não apenas a si mesmas, mas a toda a sociedade e ao mundo em geral.[60]

Novamente vemos a conexão entre os afetos individuais e suas características e efeitos corporativos. O trem funciona nos dois sentidos. Se, em resposta ao amor de Deus, assumirmos a mente de Cristo em humildade e paciência, amando a Deus e ao próximo, a qualidade de nossos relacionamentos com os membros do Corpo de Cristo demonstra os propósitos amorosos de Deus para o mundo. A missão acontece – as pessoas são atraídas pela redenção para a comunidade e os problemas do mundo são abordados de forma eficaz. Se, por outro lado, a perda do amor dos cristãos (surgindo de afeições e temperamentos profanos) fratura o Corpo, a obra da missão é desfeita. De fato, tornamo-nos testemunhas eficazes contra o Evangelho; estamos trabalhando com propósitos contrários a Cristo.

Embora esta seção termine com uma descrição um tanto negativa da igreja, ela aponta como a natureza dos relacionamentos dentro do Corpo de Cristo tem efeito sobre os ministérios da igreja. Declaro aqui algo óbvio para qualquer pessoa ligada à igreja. O que nem sempre é tão claro é que, para os cristãos da tradição Wesleyana, o crescimento na graça e a expectativa de salvação plena nesta vida devem ser aplicados a toda a igreja, não apenas a um seleto grupo de super-santos dentro do Corpo. Ele nos desafia a focar na natureza dos relacionamentos dentro da igreja e nos lembra que nossos relacionamentos demonstram nossa apropriação e participação no Reino de Deus ou nossa oposição a ele. Na medida em que manifestamos o Reino resumido em frases tão familiares como amor a Deus e ao próximo, sendo renovado à imagem de Deus e tendo a mente de Cristo, a igreja se torna uma ferramenta poderosa para a revelação dos propósitos salvíficos de Deus no mundo.

Implicações para a Missiologia

Para retornar a uma descrição positiva das implicações corporativas e missionais da perfeição cristã, possivelmente uma das mais explícitas pode ser encontrada no Discurso Quatro do Sermão da Montanha. Começa com a linguagem Wesleyana clássica sobre santidade: “A beleza da santidade, daquele homem interior do coração que é renovado à imagem de Deus, não pode deixar de atingir todos os olhos que Deus abriu – todo entendimento iluminado”.[61] Aqui vemos uma coleção familiar de ideias. Wesley está preocupado em deixar claro que “santidade” captura um conjunto de características que por natureza motivam os crentes a alcançar outros que precisam de santidade. A “beleza da santidade” mostra efetivamente as qualidades do Reino de Deus para aquele que, pela graça preveniente, teve os olhos abertos e está pronto para ouvir e ver o evangelho. O cristianismo, então, é caracterizado por muito mais do que cultivar virtudes interiores dentro de vidas cristãs individuais. Wesley pensa simultaneamente em termos de virtudes individuais e em termos corporativos e missionários. Este ponto importante fica claro no exemplo que Wesley dá:

Não há disposição, por exemplo, que seja mais essencial ao cristianismo do que a mansidão. Agora, embora isso, como implica resignação a Deus, ou paciência na dor e na doença, possa subsistir em um deserto, em uma cela de eremita, em total solidão; no entanto, como implica (o que não menos necessariamente implica) brandura, gentileza e longanimidade, não pode ter um ser, não tem lugar sob o céu, sem uma relação com outros homens.[62]

Em outras palavras, a atitude de mansidão “demonstrada” na solidão não é mansidão. Não existe à parte do relacionamento e interação com outras pessoas. Além disso, a mansidão é uma das qualidades que mostra ao mundo a própria natureza da igreja. Os cristãos são o sal da terra e a luz do mundo. Assim, Wesley vislumbra um tipo particular de interação social. O cristão demonstrará mansidão para com as pessoas totalmente apegadas ao mundo (ou seja, aqueles que vivem nas trevas) e eles verão a “beleza da santidade” em ação. Deus, o Espírito, operará preventivamente no “mundano” para despertar desejos de piedade e atraí-lo para a fonte dessa santidade. Como todo o sermão deixa claro, toda a razão do cristianismo como religião é missional. As virtudes individuais servem a esse bem maior e só podem ser demonstradas em comunidade.

Wesley carrega esse tema missionário e direcionado a outros ao longo do sermão. É tão abrangente que incluímos, da forma mais sucinta possível, toda a gama de comentários relevantes:

  • • “O sal, por natureza, tempera tudo o que toca”.
  • • “É o sabor divino que está em você para se espalhar por tudo o que você toca. . . que toda graça que você recebeu de Deus possa por meio de você ser comunicada a outros”.
  • • “Enquanto a religião permanecer em nossos corações, é impossível escondê-la”.
  • • “Sua santidade o torna tão visível quanto o sol no meio do céu.”
  • • “Não podeis fugir dos homens, e enquanto estais entre eles é impossível esconder vossa humildade e mansidão e aquelas outras disposições pelas quais aspirais a ser perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito. O amor não pode ser escondido mais do que a luz; e menos ainda quando resplandece em ação, quando vocês se exercitam no trabalho do amor, na beneficência de todo tipo”.
  • • “[É desígnio de Deus que] todo cristão deve ter um ponto de vista aberto; para que ele possa iluminar tudo ao redor. . . .”[63]

A “luz que brilha” é o amor – a Deus e ao próximo, uma descrição clássica da perfeição cristã e aqui mostrada como um componente essencial da igreja e de sua missão.

O impacto comunitário das descrições de Wesley tanto da perfeição cristã quanto das características do Reino de Deus pode ser visto nas experiências que muitas pessoas tiveram ao assistir às reuniões de classe. As classes se tornaram o lugar de muitas conversões. Aqui se encontra a demonstração empírica de como a dinâmica do grupo tem mais impacto do que as expressões individuais da perfeição cristã. Nessas experiências de reunião de classe, vê-se, mesmo que apenas às vezes de maneira fugaz, pessoas agindo juntas em comunidade para mostrar singularidade de propósito e intenção – amar a Deus e ao próximo e ser totalmente devotados a Deus. Por exemplo, William Watters, um antigo pregador metodista americano, falou de uma reunião de classe em que todos no grupo sentiram a presença de Deus de uma maneira particularmente forte: “Estávamos tão cheios do amor de Deus . . . que nos prostramos ao seu escabelo”. Em uma reunião subsequente, ocorreu outra forte manifestação: “Por uma hora e meia todos nós continuamos constantes em oração e súplica para sermos salvos do pecado”.[64]  Tais descrições muitas vezes chamam nossa atenção por causa das manifestações dramáticas e às vezes extremas e bizarras. Notar a observação de Watters, no entanto, revela o foco e a intenção subjacentes. Aqui vemos, na referência ao amor de Deus e ao desejo de ser livre de todo pecado, o objetivo clássico wesleyano da perfeição cristã. As experiências comunitárias nas reuniões de classe tornaram-se o principal local em que a vida das pessoas foi dramaticamente mudada, tanto em termos de conversões iniciais quanto para purificação total de todo pecado.[65]

Várias passagens bíblicas surgiram durante o curso deste estudo que fornecem orientação conceitual para os pensamentos de Wesley sobre a perfeição cristã, o Reino de Deus e a missão da igreja. Visto que os mandamentos de Deus foram transformados em promessas na dispensação do Evangelho, eles se tornam descrições da comunidade que se forma em torno deles. Portanto, todas as injunções das escrituras para ser perfeito como Deus no céu é perfeito, amar a Deus e ao próximo, ter a mente de Cristo em humildade e submissão, e demonstrar que somos cristãos por nosso amor uns pelos outros, tudo se torna não meramente teoricamente possível, mas totalmente esperado. Eles são os critérios pelos quais a igreja deve ser julgada. Além disso, quando a igreja torna esses afetos sagrados visíveis na vida real do dia-a-dia, ela naturalmente participa da missão de Deus de recuperar e restaurar o mundo inteiro.

Se eu fiz uma reivindicação válida para uma igreja que coletivamente segue para a perfeição, o que isso tem a ver com missão? Stephen Green faz uma pergunta semelhante em referência à Igreja do Nazareno:

O que significa o viver santo em relação à igreja como comunidade e como sua missão? Se tratamos apenas de piedade pessoal, então a vida santa não pode ser a missão da Igreja. Esse tipo de santidade privada seria totalmente egoísta e não poderia ser incluída na compreensão da missão do povo de Deus. Então, o que deve significar “através de uma vida santa”? Tem que significar algo que acontece dentro da comunidade de fé que expressa a tangibilidade do reino de Deus para o mundo [ênfase acrescentada]. Este Reino nada mais é do que uma sociedade na qual o “amor perfeito” é experimentado e expresso.[66]

Dado o que vimos ao olhar para uma parte do corpus de Wesley, e de acordo com a visão de Green, argumentei que a perfeição cristã é mais do que apenas a descrição de um cristão maduro. Também descreve uma igreja madura. A perfeição cristã é corporativa (relacional), portanto missional. À medida que as pessoas são renovadas à imagem de Deus, o aspecto relacional dessa imagem também é renovado. A renovação à imagem de Deus significa uma nova mente com novas afeições. Preeminentemente significa amor. O amor motiva para a missão. Essa afeição cheia de graça, mais do que obediência à Grande Comissão ou um chamado profético para trabalhar pela justiça, por mais cruciais que sejam esses desafios para o ministério da igreja, de maneira eficaz e sustentada, compele a igreja à missão.

Uma direção que o trabalho futuro pode tomar, a fim de considerar as implicações dessa “perfeição eclesial”, seria considerar os votos de membresia da igreja. Os votos feitos pelos Metodistas Unidos, por exemplo, são compreensivelmente fundamentados na consciência ecumênica. Podemos encontrar uma maneira de ajudar as pessoas a lembrar que, ao se tornarem membros do Corpo de Cristo, elas estão se juntando a um “povo peculiar”, um “reino de sacerdotes e uma nação santa?” Os votos precisam tornar mais explícito um compromisso com a missão de Deus, comprometendo, por exemplo, todos os nossos recursos a serviço do reino de Deus? Eles podem fazer isso perguntando aos novos membros da igreja se eles esperam ser aperfeiçoados nesta vida e ajudando-os (em uma aula anterior de membresia) a entender as implicações de tal promessa para a membresia da igreja?[67] Atualmente, não há nada nestes votos, além da questão relativa à lealdade à Igreja Metodista Unida na defesa e subscrição dos seus ministérios, que são distintamente Metodistas.[68]

É certo que uma etapa programática desse tipo teria ramificações rígidas. Este artigo não representa nenhum desejo por parte do autor de introduzir padrões de comportamento inatingíveis ou novos legalismos, nem de reinflar algum tipo de espírito partidário. Apesar das preocupações legítimas em ser realista e evitar o tipo de perfeccionismo às vezes associado à perfeição cristã, não se pode negar o fato de que essa doutrina desempenhou um papel tão proeminente na teologia de Wesley. Seu pensamento está repleto de afirmações confiantes de que esta doutrina se aplica primeiro ao movimento metodista e muito possivelmente a toda a igreja. Ao fazermos isso, a missão como demonstração prática, tangível e transformadora de amor ao próximo nunca perde força.

Tradução: Eduardo Vasconcellos
Original: A Perfect Church: toward a Wesleyan Missional Ecclesiology, WTJ 38-1/2003


[1] Carta a Robert Carr Brackenbury em Thomas Jackson, ed., The Works of John Wesley (reimpressão da edição de 1872: Grand Rapids: Baker Book House, 1978), 13:9.

[2] Ver Cl 1;13

[3] Douglas M. Strong, Perfectionist Politics: Abolitionism and the Religious Tensions. Religion and Politics Series (New York: Syracuse University Press, 1999)

[4] John H. Wigger, Taking Heaven by Storm: Methodism and the Rise of Popular Christianity in America (Urbana, Illinois: University of Illinois Press, 1998), 7. O capítulo de Wigger sobre “The Social Principle” (80-103) é particularmente esclarecedor nesse sentido.

[5] Kathryn T. Long, “Consecrated Respectability: Phoebe Palmer and the Refinement of American Methodism”, em Nathan O. Hatch e John Wigger, eds., Methodism and the Shaping of American Culture (Nashville: Kingswood Books), 281-307.

[6] Sarah Sloan Kreutziger, “Wesley’s Legacy of Social Holiness: The Methodist Settlement Movement and American Social Reform”, em Russell E. Richey, Dennis M. Campbell e William B. Lawrence, eds., Connectionalism: Ecclesiology, Mission and Identity, volume 1 da série United Methodism and American Culture (Nashville: Abingdon Press, 1997), 137-175. Muito desse interesse recente no impacto social do Metodismo Americano, como John Wigger observou, resulta da observação de Nathan Hatch de que o Metodismo havia sido amplamente negligenciado na historiografia religiosa americana. Veja seu “The Puzzle of American Methodism”, publicado pela primeira vez em Church History 63 #2 (junho de 1994) e reimpresso em Nathan O. Hatch e John H. Wigger, ed., Methodism and the Shaping of American Culture (Nashville: Abingdon Press, 2001). O trabalho recente vai bem com uma geração anterior de estudos sobre o mesmo tema, obras como Revivalism and Social Reform, de Timothy Smith, e Organizing to Beat the Devil, de Charles Ferguson.

[7] M. Douglas Meeks, “Sanctification and Economy: A Wesleyan Perspective on Stewardship,” in Randy L. Maddox, ed., Rethinking Wesley’s Theology for Contemporary Methodism (Nashville: Kingswood Books), 83-98.

[8] M. Douglas Meeks, ed., The Portion of the Poor: Good News to the Poor in the Wesleyan Tradition (Nashville: Kingswood Books, 1995).

[9] Rebecca S. Chopp, “Anointed to Preach: Speaking of Sin in the Midst of Grace,” in Meeks, ed., The Portion of the Poor, 110-111

[10] José Miguez Bonino, “Sanctification and Liberation,” Asbury Theological Journal 50-51, nos. 1 and 2 (Fall 1995, Spring 1996), 141-150.

[11] Richard P. Heitzenrater, ed., The Poor and the People Called Methodists (Nashville: Kingswood Books, 2002). Veja especialmente  S. T. Kimbrough, “Perfection Revisited: Charles Wesley’s Theology of ‘Gospel Poverty’ and ‘Perfect Poverty,’” 101-120

[12] Veja Ronald H. Stone, John Wesley’s Life and Ethics (Nashville: Abingdon Press, 2001); Theodore Weber, Politics and the Order of Salvation (Nashville: Kingswood Books, 2001).

[13] Para uma noção da extensão cronológica da contribuição de Dayton, veja “The Holiness Churches: A Significant Ethical Tradition”, Christian Century 92 (26 de fevereiro de 1975), 197-201, bem como seu capítulo em A Porção dos Pobres intitulado “Boas Novas aos Pobres: A Experiência Metodista Depois de Wesley”. Pode-se também consultar seu livro Discovering an Evangelical Heritage [Descobrindo uma herança evangélica].

[14] Leon Hynson, To Reform the Nation: Theological Foundations of Wesley’s Ethics (Grand Rapids: Francis Asbury Press [Zondervan], 1984).

[15] W. E. Sangster, The Path to Perfection: An Examination and Restatement of John Wesley’s Doctrine of Christian Perfection (London: The Epworth Press, 1954).

[16] Harald Gustaf Lindström, Wesley and Sanctification, 1946.

[17] Mildred Bangs Wynkoop, A Theology of Love: The Dynamic of Wesleyanism (Kansas City: Beacon Hill Press, 1972). Publicado no Brasil pela Editora Sal Cultural. Uma Teologia do Amor: A Dinâmica do Wesleyanismo (Maceió: Sal Cultural, 2017)

[18] J. Kenneth Grider, A Wesleyan-Holiness Theology (Kansas City: Beacon Hill Press, 1994).

[19] H. Ray Dunning, Grace, Faith and Holiness: A Wesleyan Systematic Theology (Kansas City: Beacon Hill Press, 1988). Publicado no Brasil pela NazaLivros. Graça, Fé e Santidade. Uma Teologia Sistemática Wesleyana. (Campinas: Nazaliivros,

[20] Barry L. Callen, God as Loving Grace: The Biblically Revealed Nature and Work of God (Nappanee, Ind: Evangel Publishing House, 1996).

[21] Randy L. Maddox, Responsible Grace: John Wesley’s Practical Theology Nashville: Kingswood Books, 1994). Publicado no Brasil pela Editeo. Graça Responsável. A Teologia Prática de John Wesley. (São Bernardo do Campo: Editeo, 2019)

[22] Kenneth J. Collins, The Scripture Way of Salvation (Nashville: Abingdon Press, 1997).

[23] Theodore Runyon, The New Creation: John Wesley’s Theology Today (Nashville: Abingdon Press, 1998). Publicado no Brasil pela Editeo. A Nova Criação: a Teologia de João Wesley Hoje. (São Bernardo do Campo: Editeo, 2002).

[24] Sermão “O Caminho Bíblico da Salvação”, em The Works of John Wesley (Nashville: Abingdon Press, 1986), 3:158, doravante referido como WJW. Wesley refere-se a João 1:9, no qual a Palavra é a “verdadeira luz que ilumina a todos”.

[25] Ibid., 160.

[26] Ibid. Veja também a referência de Wesley à mente carnal (phronema sarkos) em “On Sin in Believers” [Sobre o pecado nos crentes], WJW, 1:314-334. Em outros sermões Wesley usa Filipenses 2:5 explicitamente em relação à perfeição cristã e, claro, a regeneração marca o início da santificação, então mesmo aqui elas estão ligadas.

[27] Ver Gregory S. Clapper, John Wesley em Religious Affections: His Views on Experience and Emotion and their Role in the Christian Life and Theology, Pietist and Wesleyan Studies #1 (Metuchen, NJ: Scarecrow Press, 1989).

[28] A pessoa é lembrada das palavras de Jesus a seus discípulos em João 13:35: “Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos, se amarem uns aos outros”.

[29] Uma sugestão dessa visão corporativa da perfeição é encontrada em Hebreus 11:39-40: ” para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”.

[30] Se pudermos deixar para trás alguns dos estereótipos negativos da perfeição cristã, o legalismo e a justiça própria ou a preocupação excessiva com o estado espiritual de alguém, e focar no amor a Deus e ao próximo como o principal descritor da perfeição cristã, podemos ver uma vez novamente o valor e a motivação para manter um lugar forte para o ensino da perfeição cristã dentro da igreja.

[31] Não pretendo insinuar que não se possa exercer o ministério sem perfeição cristã. Mas, sem perfeição cristã, outras motivações (por exemplo, obediência à Grande Comissão) podem assumir, mas não necessariamente sustentar a qualidade essencial do amor em nosso ministério, podem até ultrapassar e minar o ministério a longo prazo.

[32] WJW, 1:613

[33] Ibid., 614,615

[34] Ibid., 614

[35] Ibid.

[36] Além de “Um Relato Simples da Perfeição Cristã”, a frase “a mente de Cristo” ou alguma variação próxima aparece em “Cristianismo Bíblico”, “O Caminho Bíblico da Salvação”, “Circuncisão do Coração”, “Sobre a Perfeição” (aqui usado em sentido individual e coletivo), “Sobre o Zelo”, “Da Igreja”, “A Difusão Geral do Evangelho”, Discursos 4, 6 e 9 sobre o Sermão da Montanha e “Os Princípios de um metodista”.

[37] Thomas Jackson, ed., The Works of John Wesley, 14 vols. (reprint; Baker Book House, 1986), 11:397.

[38] Ibid., 401.

[39]On Perfection,” WJW, 3:77

[40] Colin Gunton, The Promise of Trinitarian Theology (Edinburgh, T & T Clark, 1991), 74.

[41] Ibid.

[42]On Perfection”, WJW, 3:76.

[43] Tal foco no coletivo é ilustrado, por exemplo, por Wesley nas “Regras para as Sociedades Unidas” e no seu “Conselho ao Povo Chamado Metodista”, no qual seu objetivo para o povo chamado Metodista é a salvação plena.

[44] Dunning, Grace, Faith and Holiness, 506

[45] WJW, 1:533-534. Pode-se inferir da declaração de Wesley aqui que a perfeição cristã é impossível em um sentido individual. Exige a comunidade.

[46] Ibid., 644.

[47] Ibid.

[48] Ibid., 612-631.

[49] Assim, Albert Outler descreve o sermão em suas notas introdutórias. Veja WJW, 3:45.

[50] O texto para este sermão é Efésios 4:1-6, com a série de “uns”, ou seja, “um só Senhor, uma só fé, um só batismo …”

[51] WJW, 3:53.

[52] WJW, 3:55-56.

[53] Ibid, 56-57.

[54] Outler comenta que se pode encontrar “mais de meia centena de resumos” desta doutrina nos escritos de Wesley. Veja WJW, 3:74, nota de rodapé 19.

[55] Ibid., 3:75.

[56] Ibid., 76.

[57] Ibid.

[58] “Sobre o Cisma,” WJW, 3:64.

[59] Ibid., 65.

[60] Ibid., 66.

[61] WJW, 1:531.

[62] Ibid., 534.

[63] Ibid., 537, 539, 540.

[64] Wigger, Taking Heaven by Storm, 85-86.

[65] Ibid., 88.

[66] H. Ray Dunning, ed., A Community of Faith (Kansas City: Beacon Hill Press, 1997), 49.

[67] Os candidaots ao ministério da Igreja Metodista Unida ainda são questionados: “Você está caminhando em direção à perfeição?” e “Você espera ser aperfeiçoado no amor nesta vida?”

[68] Os metodistas podem precisar reconsiderar as Regras de Wesley para as Sociedades Unidas e as Regras para Sociedades Selecionadas como alimento para pensar sobre a membresia da igreja.

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

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