Por David Long

A história bíblica da criação nos diz que toda a humanidade é notavelmente projetada por nosso Deus Criador, mas na compreensão cristã da formação espiritual, essa semelhança tem limites. Ter a imagem de Deus no homem interior não significa que uma pessoa é ou pode se tornar divina. Deus sempre será diferente de sua criação, inclusive da humanidade. Isso é conhecido como transcendência, o que significa que Deus está além e é superior a tudo o que Ele criou.

Essa alteridade transcendente permanecerá por toda a eternidade. Ainda assim, há um senso apropriado de nossa participação na natureza divina. Deus, em seu projeto gracioso, deu aos seres humanos uma alma invisível que é imortal e eterna, atributos de sua natureza divina.

Mas nossa participação na natureza divina deve ser entendida de uma maneira que evite qualquer noção de seres humanos se tornarem Deus. Essa distinção separa a formação espiritual cristã de uma visão não-cristã da Nova Era. A formação espiritual cristã permite a unidade com a vontade de Deus e uma unidade de propósito, mas nunca uma unidade de substância.

A apresentação bíblica dessa relação “enfatiza que os seres humanos são distintos do Deus totalmente outro, seu Criador. E, no entanto, o escritor sacerdotal em Gênesis nos faria acreditar que algo em nós é um ícone de Deus. ”(WS Towner,“ Clones of God ”, Interpretation: A Journal of Bible & Theology 59.4 [2005]: 341-42.)

Nossa compreensão de que o chamado para ser como Jesus está dentro do projeto original e eterno de Deus para a humanidade abre para nós uma apreciação mais profunda do plano de criação de Deus. Isso nos permite entender que a mensagem do Novo Testamento, sobre quem somos e de quem procedemos está firmemente enraizada no primeiro capítulo do livro do Gênesis, no Antigo Testamento.

Também requer que perguntemos de que modo Jesus é a imagem de Deus. Observa-se que o Novo Testamento fala de Jesus como a imagem de Deus, porque na vida e no ministério de Jesus a presença, o poder e o governo de Deus são conhecidos (Paul Sands, “A Imago Dei como Vocação”, Evangelical Quarterly 82,1 [2010]: 38.) Jesus anunciou a chegada do governo de Deus (Marcos 1:15), e ele mostrou o poder do reino em muitos dos seus aspectos (Mateus 12:28). Ele viveu as palavras que ele ensinou aos seus discípulos na Oração do Senhor: “Que o teu Reino venha. Faça a tua vontade na terra como no céu ”(Mt 6:10). Ele era a imagem de Deus em perfeita obediência à vontade do Pai (João 5:19, 36; 8:28; 10: 37-38; 12:49; 14: 10–11).

Por fim, Jesus obedeceu até a morte e foi exaltado por Deus (Filipenses 2:5–11). Em todas as coisas ele trouxe glória a Deus. Este exemplo de Jesus nos ajuda a aprender como é a vocação humana. Da vida de Jesus entende-se que a vocação humana abraça a entrega a Deus, que define tanto nosso relacionamento com Deus como com os outros (Mateus 6:33). M. Robert Mulholland escreveu: “A união com Deus resulta em sermos uma pessoa através da qual a presença de Deus toca o mundo com graça perdoadora, purificadora, curadora, libertadora e transformadora”. (Robert Mulholland, The Deeper Journey: The Spirituality of Discovering Your True Self (A jornada mais profunda: a Espiritualidade de descobrir o Seu Verdadeiro eu, p. 16) Como refletido na vida de Jesus, a formação espiritual, ou santificação, é o crescimento que devemos experimentar como pessoas que crêem em Jesus – crescimento que nos move em direção à imagem de Deus. Você está vendo a grande figura?

Desde o início e ao longo de todo o tempo, Deus colocou em prática um padrão e um processo que flui da sua decisão soberana para nos fazer segundo a sua própria imagem. Foi nessa vocação – trazendo glória a Deus – que o primeiro Adão foi criado, mas ele e todos os seus descendentes falharam na tarefa. Foi nessa vocação que nasceu o segundo Adão, Jesus. Através de sua entrega perfeita e vida sem pecado, Jesus cumpriu a vocação humana. “Em suma, Cristo refletiu a Deus cumprindo a vocação humana. Os cristãos refletem a Deus à medida que são progressivamente conformados à imagem de Cristo”, diz Robert Mulholland (p. 38-39). Jesus vivenciou a imagem de Deus em sua vida diária e ministério (Colossenses 1:15, 19).

Nós participamos da imagem divina somente quando vivemos como verdadeiros discípulos de Jesus. Isso transmite a compreensão vital de que a imagem de Deus e, portanto, ser à imagem de Deus, é uma realidade dinâmica. Quando nossa vida é vivida à imagem de Deus, não é uma imagem imóvel. Pelo contrário, é uma vida vigorosa, ativa e vigorosa – uma vida que reflete a glória de Deus. A queda da humanidade resultou em um realinhamento da vida, o foco distorcido em outras coisas além de Deus. Como Jesus é a imago Dei, o foco em Jesus é um foco de vida restaurado e adequadamente alinhado. Em Jesus, “o reflexo de nossa humanidade perde suas distorções e recupera seu foco apropriado em Deus, para que em Cristo a imagem seja restaurada e através dele possa ser restaurada em nós também” (TA Smail, “Na Imagem do Deus Triuno”), Revista Internacional de Teologia Sistemática 5.1 [2003]: 23; veja Colossenses 3:10.)

Sermos criados à imagem de Deus significa muito mais do que pode ser observado a partir de uma leitura casual da passagem de Gênesis (Gênesis 1: 26-27). Quando vemos sua relação com nossa vocação humana, ela compele uma ordem de vida que supera as atividades relativamente mundanas que tantas vezes percebemos erroneamente como objetivos finais da vida. Essa curta passagem em Gênesis encapsula o que significa ser verdadeiramente humano. Também fornece uma sugestão quanto ao desígnio de Deus para o nosso destino. “Se o primeiro Adão nos mostra o que somos, o último Adão promete o que seremos e um é o cumprimento do outro” (Smail, 23).

Com esse entendimento, toda a extensão da dinâmica revelada pela criação à imagem de Deus começa a se tornar mais clara. A imagem de Deus é a promessa final e real da humanidade; é a verdadeira personalidade. Como a revelação da criação à imagem de Deus começa na história de Gênesis, sua conclusão é encontrada na narrativa da obra de Deus apresentada no livro do Apocalipse. Através dessa revelação vem a visão do povo fiel de Deus com o nome do Pai e do Filho em suas testas:

Como o nome de uma pessoa é uma manifestação de sua natureza, ter o nome de Deus na testa é ter a natureza de alguém conforme a natureza de Deus. . . . Ser o povo de Deus é uma questão de ter o próprio ser restaurado à imagem de Deus. Nos termos de Paulo, está sendo conformado à imagem de Cristo (M. Robert Mulholland Jr., “Revelação”, Comentário Bíblico Cornerstone, ed. Philip W. Comfort [Carol Stream, IL: Tyndale, 2011], 481.)

Por um breve período, os primeiros antepassados ​​experimentaram a vida à imagem de Deus, mas agora aqueles que seguem aguardam o dia em que serão plenamente conformados à imagem do Filho (Romanos 8:29; cf. 1 João 3: 2). Isso não significa esperar passivamente por esta vida na terra. É uma vida em que o seguidor de Jesus é chamado a participar ativamente todos os dias:

Mas o fim de nossa fé, a salvação de nossas almas, é a conversão real de toda a nossa natureza à imagem de Cristo. O fim é uma pessoa que estima os outros como mais importantes que o eu. É um coração contente e generoso. É uma alma que tomou posse do clima espiritual em sua igreja; que aprendeu a esperar em Deus; ve com fé, regozija-se no sofrimento e sofre com o mundo (Steve DeNeff, 7 graças salvadoras: vivendo acima dos pecados capitais [Indianapolis, IN: Wesleyan, 2010], pp. 32–33).

A maravilhosa graça do nosso Criador nos distingue do resto da criação. Somente nós somos criados à imagem de Deus e convidados a um relacionamento pessoal com Deus. É Deus quem define esse relacionamento e como entramos nele. Essa realidade da criação justifica uma visão muito elevada da humanidade não apenas porque a raça humana foi originalmente criada à imagem de Deus, mas também porque podemos ser restaurados pela graça de Deus a essa imagem.

Desde o primeiro capítulo de Gênesis, Deus nos disse quem somos e quem devemos nos tornar. Ao padronizar os seres humanos à sua imagem, Deus iniciou a revelação da plenitude da vida que planejou para o auge de sua criação. Sobre isso, Ta Smail escreveu: “Somos os seres humanos que somos através da imago Dei que trazemos, e isso não é um acréscimo religioso a uma humanidade já existente, mas ela mesma faz parte dessa humanidade”. (Smail, Imagem do Deus Triúno, 23). Em outras palavras, quem somos como seres humanos e quem Deus quer que sejamos é anunciado desde o princípio pela criação de Deus à sua imagem: A criação à imagem de Deus significa que os seres humanos têm alma, que pode ser transformada de uma imagem distorcida para a imagem do Criador. Fomos feitos por Deus e para Deus, e nossa realização na vida vem com nosso alinhamento a essa verdade da criação.

Dr. David C. Long começou sua carreira profissional como um advogado de julgamento. Ele e sua esposa, Lori, aceitaram o chamado para levar o evangelho aos confins da terra mais tarde na vida, quando se mudaram para Hong Kong com sua família. Ele serviu como presidente da One Mission Society, e atualmente ensina formação espiritual e educação teológica com a sociedade. Ele é autor do livro A Busca pela Santidade, publicado pela Editora Sal Cultural, disponível aqui.

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Artigo Original: https://www.seedbed.com/the-image-of-god-and-the-quest-for-holiness/

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *