Steve Witzki

“A perseverança final implica fidelidade final – aquele que perseverar até o fim será salvo – aquele que é fiel até a morte terá uma coroa de vida. E qualquer homem tentará dizer que aquele que não perseverar até o fim, e é infiel entrará na vida eterna?” [Adam Clarke, comentário, 5: 595].

Clarke, como a maioria dos cristãos, acharia incrível pensar que na verdade existem cristãos que argumentariam que os cristãos infiéis – aqueles que não perseveram na fé até o fim – ainda entrarão na vida eterna com Jesus. Mas isso é exatamente o que encontramos sendo ensinado hoje, e de ninguém menos que o popular escritor e pastor Charles Stanley, que diz: “o crente infiel não perderá sua salvação … mesmo que um crente para todos os propósitos práticos se torne um incrédulo, sua salvação não está em perigo … Cristo não negará a um cristão incrédulo a sua salvação” (Eternal Security: Can You Be Sure? pp. 93-94) [ Segurança Eterna: Você Pode Certificar-se?, ênfase adicionada].

Notavelmente, Stanley está defendendo a salvação dos incrédulos. Para a maioria dos cristãos, isso parece ser um oximoro como “solteiro casado”, o que não faz sentido. No entanto, esse ensinamento é inteiramente consistente com a teologia da salvação de Stanley. Ele ensina que a salvação “é aplicada no momento da fé … e sua permanência não depende da permanência da fé” [p. 80]. Uma vez que um momento de fé assegura o destino eterno de alguém, segue-se necessariamente que a salvação de um crente não pode ser tirada deles “por qualquer razão, seja pecado ou descrença” [p. 81]. Portanto, não é surpresa que Stanley faça objeção a “aqueles que defendem que a fé de alguém deve ser mantida para assegurar a posse da vida eterna” [p. 92].

Eu demonstrei em um artigo na Revista Arminiano (The Arminan) anterior, “O Significado da Vida Eterna e Quem a Possuí” [2002] que as Escrituras ensinam que a possessão da vida eterna é condicionada a uma atitude de confiança mantida na pessoa e na fonte da vida eterna, o Senhor Jesus Cristo. Eu não estou sozinho nesta avaliação do testemunho bíblico. Até mesmo o calvinista clássico concorda com o arminiano que a fé no Senhor Jesus Cristo deve continuar até o fim, se alguém vai experimentar a salvação na era vindoura. Por exemplo, o autor reformado James White diz:

Ao longo desta passagem [João 6: 35-45] é apresentada uma verdade importante que pode ser perdida em muitas traduções inglesas. Quando Jesus descreve quem vem a Ele e quem acredita Nele, Ele usa o tempo presente para descrever essa vinda, crer ou, em outras passagens, ouvir ou ver. O tempo presente refere-se a algo contínuo ou uma ação contínua… As promessas maravilhosas que são providas por Cristo não são para aqueles que não crêem verdadeiramente e continuamente. A fé que salva é uma fé viva, uma fé que sempre olha para Cristo como Senhor e Salvador… Muitos em nosso mundo hoje… ensinam essencialmente que uma pessoa pode realizar um ato de crer em Cristo uma vez, e depois disso, eles podem cair até a incredulidade total e ainda assim supostamente ser “salvos”. … Cristo não salva os homens dessa maneira. O verdadeiro cristão é aquele que segue continuamente, sempre acreditando em Cristo. A verdadeira fé cristã é uma fé contínua, não um ato único. Se alguém deseja ser eternamente saciado, uma refeição não é suficiente. Se quisermos nos deleitar no pão do céu, devemos fazê-lo durante toda a nossa vida. Nós nunca teremos fome ou sede se estivermos sempre acreditando e mantendo nossa fé em Cristo [Atraídos pelo Pai , pp. 19-20].

Jacó Armínio disse: “No início da fé em Cristo e da conversão a Deus, o crente se torna um membro vivo de Cristo. Se ele persevera na fé de Cristo e mantém uma boa consciência, ele permanece um membro vivo. Mas se ele se torna indolente, não cuida de si mesmo, dá lugar ao pecado, ele se torna, em graus, meio morto; e procedendo desta maneira ele finalmente morrerá, e deixará de ser um membro de Cristo” [Works , 3: 470, ênfase adicionada).

Wesley admoestou os crentes da mesma forma: “Continuem a acreditar naquele que os amou, e a si mesmo se entregou por vocês; que carregou todos os seus pecados em seu corpo sobre o madeiro, e os salvou de toda condenação, pelo seu sangue continuamente derramado. É assim que continuamos justificados”. Ele prossegue, acrescentando: “Por que através dessa fé em sua vida, morte e intercessão por nós, renovada de momento a momento, estamos todos limpos, e, não só, não há nenhuma condenação sobre nós, como também não há um deserto de punição como antes, pois o Senhor limpou nossos corações e nossas vidas. Pela mesma fé, sentimos o poder de Cristo a cada momento repousando sobre nós, pelo que, sozinhos, somos o que nós somos; pelo que somos capacitados a continuar na vida espiritual, e sem o que, não obstante toda nossa santidade presente, nós devemos ser como demônios, no momento seguinte. Mas, por quanto tempo retemos nossa fé nele, nós ‘estamos tirando água dos poços da salvação’.” [“O Arrependimento dos Crentes”, 2.4-5].

Wesley estava em total conformidade com Arminio que ensinou “que é impossível para os crentes, enquanto permanecerem crentes, declinarem da salvação… Por outro lado, se os crentes se afastam da fé e se tornam incrédulos, é impossível eles fazerem outra coisa além de recusar a salvação – isto é, se eles permanecerem incrédulos” [Works, 1:742]. Isto é claramente formulado por Wesley em seus pensamentos sobre a perseverança dos santos. Ao longo deste artigo, Wesley afirma a objeção levantada por aqueles que defendem a segurança incondicional e, em seguida, fornece uma resposta que é fiel ao texto bíblico:

  1. “Mas como isso pode [isto ensinando que um cristão pode cair a ponto de perecer eternamente] se reconciliar com as palavras do Senhor: ‘Aquele que crer será salvo?'” Você acha que essas palavras significam: “Aquele que crê” neste momento “certamente” será “salvo”?

Se esta interpretação for correta, então, pela lógica do discurso, a outra parte da sentença deveria significar: “Ele” que “não crê” neste momento, “certamente” e inevitavelmente “será condenado“.

Portanto, essa interpretação não pode ser boa. O significado claro, então, de toda a sentença é: “Aquele que crê”, se ele continuar na fé, “será salvo; aquele que não crer”, se permanecer na incredulidade, “será condenado”.

  1. “Mas Cristo não diz em outro lugar: ‘Aquele que crê tem a vida eterna?’ (João 3:36), e “Aquele que crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”? (v. 24).

Eu respondo: (1) O amor de Deus é a vida eterna. É, em substância, a vida no céu. Agora, todo mundo que acredita, ama a Deus e, portanto, “tem a vida eterna”. (2) Todo aquele que crê “é”, portanto, “passou da morte,” morte espiritual “para a vida;” e, (3) “Não entrará em condenação”, se ele permanecer na fé até o fim; de acordo com as palavras do próprio Senhor: “Aquele que perseverar até o fim será salvo” [Mt 10:22]; e: “Em verdade vos digo que, se alguém guardar as minhas palavras, nunca verá a morte” (João 8:51) [ Works , 10: 288, ênfase adicionada]

Entender a salvação como uma condicional à fé perseverante inevitavelmente levantou outra objeção encontrada por Wesley,

“Não, mas não são ‘todas as promessas, sim e amém?’ Elas são firmes como os pilares dos céus. Cumpra a condição e a promessa é certa. Creia e serás salvo. “Mas muitas promessas são absolutas e incondicionais”. Em muitos casos, a condição não é expressa. Mas isso não é prova, não há nada implícito… Por exemplo: “E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca.” [João 6:39] Certamente, tudo o que Deus lhe deu, ou como é expresso no versículo seguinte, “todo aquele que nele crê”, isto é, até o fim, “ele ressuscitará no último dia para reinar com ele para sempre” (João 6:40) [ Works , 10: 290-291, ênfase adicionada].

“Enquanto ele realiza a condição, ele é o herdeiro da salvação“, escreve Daniel Whedon. “Quando ele deixa de ser um crente, perde toda a reivindicação da promessa divina e todo o interesse pela vida eterna. Que uma vez acreditou que já não lhe assegura o céu, mais do que o fato de que uma vez ele não acreditou assegura a morte eterna” Comentário , 2: 288].

Para Wesley, Deus cumprirá todas as suas promessas… desde que você cumpra a condição. “Novamente: ‘Eu sou o pão vivo: – Se alguém comer deste pão’ (pela fé) ‘ele viverá para sempre’. (João 6:51.) Verdade, se ele continuar a comer, e quem pode duvidar disso? [Works, 10: 291, ênfase adicionada].

A última objeção de Wesley é tratada da mesma maneira que as outras:

  1. “Pode um filho de Deus, então, ir para o inferno? Ou pode um homem ser um filho de Deus hoje, e um filho do diabo amanhã? Se Deus é nosso Pai uma vez, Ele não será sempre nosso Pai?”

Eu respondo: (1) Um filho de Deus, isto é, um verdadeiro crente (pois aquele que crê é nascido de Deus), enquanto continuar um verdadeiro crente, não pode ir para o inferno. Mas, (2) Se um crente tem um naufrágio da fé, ele não é mais um filho de Deus. Então ele pode ir para o inferno, sim, e certamente o fará se continuar na incredulidade. (3) Se um crente pode naufragar na fé, então um homem que crê agora, pode ser um incrédulo daqui a algum tempo; sim, possivelmente amanhã; mas se assim for, aquele que é filho de Deus hoje, pode ser um filho do diabo amanhã. Pois, (4) Deus é o Pai daqueles que crêem, enquanto acreditarem. Mas o diabo é o pai dos que não crêem, mesmo que tenham crido em alguma ocasião [Works, 10: 297-98, ênfase adicionada].

Wesley entendeu corretamente que nenhum autor bíblico garante a salvação final de alguém sem uma fé viva. O apóstolo Pedro concorda quando ele diz aos seus companheiros crentes “vocês estão alcançando o fim da vossa fé, a salvação de suas almas” (1 Pd 1:9). Joseph Benson chega à mesma conclusão que Wesley em seu comentário sobre Mateus 10:22: “Mas não desanime com a perspectiva dessas provações, pois aquele que persevera na fé e prática do evangelho, e que carrega constantemente e com paciência invencível essas perseguições (que minha graça é suficiente para permitir que todos vocês façam) serão finalmente e eternamente salvos de todo pecado e miséria, no reino e glória de Deus [Notas, 4:99, ênfase adicionada].

Adam Clarke começou nossa discussão fazendo uma pergunta retórica: E qualquer homem tentará dizer que aquele que não perseverar até o fim, e for infiel, entrará na vida eterna? Ele nunca teria esperado ouvir uma resposta “Sim” de um pastor influente como Charles Stanley. Que o corpo de Cristo se levante e refute tal ensinamento e proclame aquilo que é concordante com o que Deus declarou: “Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.” (Hb 10:38-39, ACF)

Fonte: The Arminian (FWS)

Original: http://www.fwponline.cc/v22n2/s_witzkiv22n2.html

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *