Por Chris Bounds & Keith Drury

INTRODUÇÃO

Wesleyanos são surpreendidos frequentemente por descobrir como John Wesley tinha uma compreensão reformada do pecado original e da salvação. Por outro lado, muitos calvinistas são forçados a reavaliar suas caricaturas simplistas de Wesley enquanto examinam sua teologia mais de perto. Por exemplo, John Wesley não acredita que as pessoas tenham um poder inerente como resultado da graça preveniente para exercer a fé salvadora em qualquer momento, para decidir quando e onde elas irão entregar suas vidas a Cristo, como é implícito frequentemente nos círculos wesleyanos contemporâneos.

Da mesma forma, John Wesley não é um Semi-Pelegiano – alguém que acredita que os seres humanos retêm vestígios da imagem moral de Deus e assim são apenas parcialmente destituídos espiritualmente (como é frequentemente assumido pelos calvinistas). O fato é que há tantos pontos em comum entre John Wesley e João Calvino que o próprio Wesley afirmou que sua posição estava dentro da “amplitude dos cabelos” do calvinismo (pelo menos na Justificação, embora talvez não na santificação) [Carta a John Newton, 14 de maio, 1765]. O objetivo do nosso artigo é explorar o calvinismo de Wesley, que o separa de muitos de seus herdeiros na tradição wesleyana, e identificar em última análise, onde ele se distingue da tradição reformada.

I. O CALVINISMO DE JOHN WESLEY

Na época do ministério de John Wesley, sua igreja – a Igreja da Inglaterra – estava profundamente mergulhada no calvinismo. Uma leitura superficial dos trinta e nove Artigos da Religião da Igreja Anglicana revela rapidamente que a doutrina da Igreja era moldada pela tradição calvinista com “Artigos Reformados” proeminentes, tanto no livre arbítrio como na predestinação. Como um clérigo anglicano, as influências calvinistas sobre Wesley não devem ser surpresa. Os dois lugares mais visíveis da influência Reformada na teologia de Wesley estão em suas doutrinas do pecado original e da fé salvadora.

1. A doutrina do pecado original

John Wesley estava em completo acordo com João Calvino e Martinho Lutero em sua compreensão sobre o pecado original. Wesley ensinou que, como resultado da Queda, a imagem moral de Deus (santidade, retidão, amor e conexão ou relacionamento com Deus) foi completamente destruída na humanidade. Os seres humanos em seu estado natural estão espiritualmente mortos para Deus, completamente pecadores, incapazes de mudar a si mesmos e incapazes de sequer estar cientes de seu estado. Se os seres humanos serão salvos Deus é Aquele que deve tomar a iniciativa. Se os seres humanos devem ser despertados, condenados pelo seu pecado ou exercem a fé para apropriar-se do novo nascimento, então Deus deve fazer o trabalho, porque a humanidade não tem recursos internos para se moverem para Deus e progredir no caminho da salvação.

Além disso, tal como Calvino e Lutero acreditavam, Wesley concordou que alguns vestígios da “imagem e semelhança de Deus” permaneceram na humanidade depois da Queda, permitindo que algum grau de racionalidade e compreensão continue a existir nos seres humanos. Wesley ensinou que existem pequenos resquícios da imagem natural e da imagem política de Deus que permanecem no homem, permitindo à humanidade reter algum grau de racionalidade. Entretanto, nenhum desses “vestígios” para Lutero, Calvino e Wesley pode oferecer quaisquer recursos na obra da salvação. Nisto Lutero, Calvino e Wesley concordam.

2. Salvação pela Fé – um Dom da Graça Divina

Como a tradição reformada de Lutero e Calvino, Wesley acreditava que os seres humanos são salvos pela graça através da fé. No entanto, a “fé” da perspectiva deles três é em si uma criação da graça divina. Wesley, Calvino e Lutero afirmam que “a fé salvadora” não é alcançada tentando crer ou mesmo escolhendo crer, mas é um dom de Deus. Como resultado do pecado original, os seres humanos não podem trabalhar por conta própria. O que as melhores pessoas podem fazer em seu estado pecaminoso é exercer incredulidade, elas não podem exercer fé. “Acreditar” é um dom dado por Deus aos seres humanos – nisto Lutero, Calvino e Wesley concordam.

Assim como Calvino e Lutero, Wesley também ensinou que a “fé salvadora” é uma “convicção divina”. Especificamente, ele acreditava que uma pessoa não poderia ser salva a menos que o Espírito Santo em um determinado momento estivesse atraindo, convencendo, e convencendo uma pessoa da salvação em Cristo e o desejo de Deus de que esse indivíduo seja salvo (o que é, de fato, salvar pela “fé”). Uma pessoa não pode ser salva em nenhum momento, mas somente naquele momento em que a graça de Deus, a obra do Espírito opera, convence, ai está ocorrendo. Se o Espírito não estiver fazendo este trabalho, uma pessoa não pode vir a Cristo.

Por exemplo, John Wesley descreve sua experiência de Aldersgate como tendo seu coração “estranhamente aquecido”. Como resultado, ele testifica: “Eu senti que confiava em Cristo, somente em Cristo para a salvação; e foi-me dada a certeza de que Ele tinha tirado os meus pecados. Ele tinha tirado meus pecados, até meus, e me salvou da lei do pecado e da morte.” A fé de Wesley aqui não foi tanto uma ação que ele tomou, mas algo que estava acontecendo dentro dele, uma obra divina criando um convicção interna de que Cristo o amava. É seu coração sendo operado por uma força externa que cria fé pessoal em Cristo. Esta compreensão da experiência de Wesley é substanciada pelo fato de que antes de Aldersgate, John Wesley já tinha sido convencido por Peter Bohler que a salvação era “pela graça através da fé“, e ele tinha começado a pregar esta mensagem antes de Aldersgate. Em certo sentido, Wesley estava intelectualmente convencido da verdade, mas ele ainda lutava com a crença até sua experiência em Aldersgate. Para Wesley, é a graça, ou a obra do Espírito, que convence os corações humanos. É a graça que cria fé nos corações humanos. Nisto concorda com Lutero e Calvino.

Se os seres humanos são totalmente dependentes da graça de Deus para a “fé salvadora”, deve-se perguntar: “Como Deus comunica Sua graça às pessoas?” Mais uma vez, Wesley responde com Calvino e Lutero que Deus comunica sua graça através dos “meios da graça“. Principalmente os meios da graça são delineados nas marcas protestantes da Igreja – a pregação da “pura palavra de Deus, a administração devida dos sacramentos e a comunidade corretamente ordenada”. Enquanto Wesley não acredita que estes fossem os únicos meios da graça, estes são os principais meios pelos quais Deus comunica graça aos indivíduos e as comunidades. À medida que as pessoas são expostas aos meios da graça ou se colocam no fluxo dos meios da graça (ouvindo o Evangelho, participam do batismo e da Santa Comunhão e participam do Corpo de Cristo), a graça capaz de criar a “fé salvadora” está disponível.

No entanto, em contraste com a tradição católica romana (que ensina que a graça é sempre comunicada aos destinatários dos meios de graça), John Wesley, juntamente com os reformadores, não acreditava que a participação nos meios da graça sempre garanta a transmissão da graça a cada participante. Mais especificamente, os meios da graça foram vistos como os lugares mais prováveis ​​para Deus transmitir Sua graça, mas não há garantia de que a graça será dada. Portanto, nem toda vez que o Evangelho é pregado, os sacramentos devidamente administrados e a comunidade corretamente ordenada, a graça é comunicada. Há momentos em que o Evangelho é pregado, que “pouco” ou “nada” acontece, enquanto há outras vezes em que Deus está trabalhando para atrair, convencer e convencer uma pessoa ou várias pessoas através dos meios da graça. John Wesley concorda essencialmente com Lutero e Calvino sobre os meios da graça.

II. AS DIFERENÇAS DE JOHN WESLEY COM O WESLEYANISMO CONTEMPORÂNEO E COM O CALVINISMO

Embora John Wesley afirme estar a um “fio de cabelo” do calvinismo ele tem algumas diferenças. E pode-se notar que elas são consideravelmente mais do que a largura de um cabelo, diferente dos wesleyanos contemporâneos. O “Calvinismo de John Wesley” torna-se prontamente aparente quando a teologia de Wesley é comparada com o evangelicalismo wesleyano contemporâneo. No entanto, tão estreitamente alinhados como Wesley está para o calvinismo e para o moderno evangélico wesleyano, existem áreas de grande desacordo entre ambos..

1. As Diferenças de Wesley com o Calvinismo

Predestinação. Calvino e Lutero argumentam que Deus toma a iniciativa de salvar, selecionando arbitrariamente certas pessoas para a salvação, e relegando o resto à condenação. Somente aqueles que foram eleitos para a salvação podem ser convertidos. A salvação não está disponível ou possível para todos. Aqui, John Wesley irá numa direção fundamentalmente diferente de Calvino e Lutero. Em primeiro lugar, Wesley afirma que Deus toma a iniciativa de salvar os seres humanos através do dom da graça preveniente dada a cada pessoa, permitindo a possibilidade de alguém ser salvo. Assim, Wesley desloca a predestinação com graça preveniente que permite que uma pessoa responda quando a graça salvadora de Deus vem.

Graça irresistível. Calvino e Lutero argumentam que a graça eletiva de Deus é “irresistível”. Os seres humanos de Lutero e Calvino não têm voz na sua eleição para a salvação ou para a condenação. Não há cooperação entre seres humanos e Deus e os seres humanos não podem resistir à soberana graça de Deus quando ela vem. Wesley se distancia de Calvino e Lutero aqui. Wesley entende a graça como “resistível” – uma pessoa pode receber ou resistir à graça que gera a convicção, o arrependimento e a fé. Como momentos de oportunidade para “crer” acontecem quando as pessoas são colocadas (ou se colocam) nos meios da graça, e o Espírito de Deus traz a convicção, o arrependimento e a fé, as pessoas podem escolher cooperar com o que Deus está fazendo ou não. No entanto, se eles optarem por não cooperar nesse momento, não há garantia de que em outro momento – o momento em que Deus está projetando, convidando e convencendo – acontecerá novamente. Para Wesley, as pessoas não podem ter fé salvadora sem a graça divina de Deus, mas Wesley argumenta que as pessoas podem rejeitar ou resistir a esta graça de Deus. Embora Wesley alegasse que ele estaria a um “fio de cabelo” do calvinismo, esses dois pontos de discordâncias são a largura desse fio de cabelo.

2. As Diferenças de Wesley com o Wesleyanismo Contemporâneo

No entanto John Wesley não apenas tem diferenças com o calvinismo, embora estas sejam da largura de um fio de cabelo. Ele também tem diferenças consideráveis com os wesleyanos contemporâneos. John Wesley concorda com os wesleyanos contemporâneos que Deus dá a cada pessoa o dom da graça preveniente e que a graça preveniente torna possível o potencial para que cada pessoa seja salva. No entanto, Wesley discorda dos wesleyanos contemporâneos em dois assuntos importantes e interligados: a natureza básica da graça preveniente e quando uma pessoa pode ser salva.

O evangelicalismo arminiano-wesleyano contemporâneo implícita ou explicitamente ensina que a fé é um poder inerente dentro dos seres humanos como resultado da graça preveniente dada a toda a humanidade. Como tal, os seres humanos têm a capacidade em qualquer momento de exercer sua vontade de crer no Evangelho e serem salvos. Nesta perspectiva, as pessoas podem ouvir o Evangelho em qualquer momento, ponderar a robustez e a debilidade do argumento oferecido e escolher seguir a Cristo. Assim, a fé e uma resposta pessoal ao Evangelho, é principalmente algo que uma pessoa faz. Eles acreditam. Eles decidem. Eles recebem. Para os wesleyanos contemporâneos, os seres humanos têm esse poder de decidir como resultado da graça preveniente – um manto de graça dado a todos os seres humanos em todos os lugares, permitindo que eles se movam em direção a Deus e exerçam a fé em qualquer momento.

Wesley discorda. Essa compreensão contemporânea é uma apropriação indevida fundamental do ensinamento de Wesley sobre a graça preveniente. A Graça Preveniente, para Wesley é principalmente uma restauração da resposta da humanidade à graça, não a concessão do poder de crer. Para Wesley, a graça preveniente traz o poder para responder à graça, não o poder de acreditar. Wesley diria que, como resultado da graça preveniente, os seres humanos são capazes de cooperar com outras ofertas de graça de Deus – não que tivessem o poder de acreditar quando ouvissem o evangelho.

Para Wesley, a graça preveniente em si mesma não restaura às pessoas a capacidade de exercer a fé, muito menos de expressar o arrependimento – essas são obras de Deus, não de homens e mulheres. A graça pretensiosa permite que uma pessoa coopere com a graça de Deus tornada disponível através dos meios da graça que procuram convencer uma pessoa do pecado, convencer uma pessoa da necessidade de Cristo e gerar assim a fé salvadora. Assim, para Wesley tudo que a graça preveniente permite que uma pessoa faça é escolher cooperar com estas obras da graça ou não. Graça nessa perspectiva é a obra do Espírito Santo em nós. À medida que o Evangelho está sendo compartilhado, a graça está trabalhando dentro das pessoas, uma obra que não é humanamente gerada, mas provém de Deus e está atraindo as pessoas, convencendo-as da verdade de que Cristo morreu por elas e obrigando-as a entregar suas vidas a Cristo .

Como tal, a fé não é um ato humano tanto como resultado de cooperar com a “graça” de Deus no trabalho nas pessoas. O que as pessoas fazem no momento da conversão é cooperar com o que está sendo forjado neles. Para Wesley a escolha não é acreditar ou não, é resistir ou submeter-se à graça de Deus. A menos que o Espírito esteja trabalhando, a verdadeira fé salvadora não é possível. Como tal, somente nos momentos em que o Espírito Santo está permitindo a salvação da fé em um indivíduo, uma pessoa pode ser convertida. É por isso que Wesley pode afirmar, “qualquer homem pode vir (ser salvo), mas não sempre que quiser”.

CONCLUSÃO

Em resumo, John Wesley é muitas vezes mal interpretado por aqueles que são seus críticos mais severos e por aqueles que afirmam serem seus herdeiros teológicos. No entanto, no mundo teológico de hoje, Wesley pode parecer mais próximo da tradição reformada do que a própria tradição teológica que leva seu nome!

Novamente, enquanto Wesley concorda com Lutero e Calvino e wesleyanos contemporâneos em muitos assuntos, ele difere nestes dois tratados aqui, cuja posição é:

– Por causa da extensão do pecado original, os seres humanos são completamente dependentes de Deus para a obra da salvação – na convicção, no arrependimento e na fé.

– Uma pessoa não pode ser salva a qualquer momento que ela escolhe, mas somente naqueles momentos em que a graça é oferecida capaz de criar fé salvadora.

– A única parte que uma pessoa desempenha na obra da salvação é colocar-se nos meios da graça e, em seguida, quando essa graça que pode gerar a fé salvadora, escolher cooperar com ela.

– No entanto, mesmo este trabalho de cooperação humana é em si um dom da graça preveniente.

“A fé é obra de Deus; e ainda é dever do homem crer. E todo homem pode crer se quiser, embora não quando assim o desejar. Se ele procura a fé nos modos designados, mais cedo ou mais tarde o poder do Senhor estará presente, pelo qual (1) Deus trabalha, e pelo seu poder (2) o homem crê”. [Carta a Isaac Andrews, 4 de janeiro de 1784, John Wesley]

*Chris Bounds é Professor Assistente em Teologia na Universidade Wesleyana de Indiana onde ele ensina cursos de teologia;
Keith Drury é professor associado de religião na Universidade Wesleyana de Indiana onde ensina o ministério prático.

Post original aqui: http://www.drurywriting.com/keith/wesley.the.calvinist.htm

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

2 thoughts on “John Wesley, o Wesleyanismo contemporâneo e a tradição reformada”
  1. Bom dia na Paz do SENHOR Jesus!

    Qual a diferença da teologia de Wesley para a de Armínio acerca da Soteriologia?

    Desde já, grato pela atenção de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *