A importância de um bom estudo bíblico no desenvolvimento da vida cristã é fundamental para a Igreja de Cristo. Dificilmente alguém negará isso. Há vários versículos que exortam a busca pelo conhecimento. Pedro escreveu que devemos estar preparados para explicar a razão da nossa fé. Isso não é pouco. Significa que devemos traduzir nossas experiências sobrenaturais para a linguagem cotidiana. É o diálogo do homem espiritual com o homem natural, ou do cristão maduro com o neófito.

De qualquer maneira, nem todos os crentes tem aptidão ou facilidade para ler e aprender da Bíblia sozinho. E, apesar da Escola Bíblica ser uma alternativa semanal, nem sempre é possível aprofundar os temas dos estudos. Para ajudar no estudo individual e sistemático da bíblica, diversos homens de Deus, em todos os tempos, se lançaram na árdua tarefa de comentar os livros bíblicos, muitos deles, versículo a versículo. É comum, assim, encontrarmos nas bibliotecas teológicas ao menos um comentário bíblico de cada livro da Escritura.

Mas ai surge uma nova questão: qual é o melhor comentário bíblico? Ou como reconhecer e identificar um bom comentarista visto que há várias opções disponíveis?

O trabalho do escritor do comentário bíblico é fundamental nessa hora. Da sua interpretação das letras sagradas dependerá todo o ensinamento do conteúdo. É importante que ele domine as línguas originais, o método hermenêutico e faça uma boa exegese do texto para emitir uma versão adequada da mensagem do Espírito.

Pensando em todas essas questões, a SAL CULTURAL decidiu lançar seu próprio comentário bíblico. E para atender as exigências de todo estudioso da Palavra de Deus, tem escolhido com muito cuidado cada teólogo que fará parte desse trabalho.

Começamos com o lançamento de dois grandes autores, sobre livros que são fundamentais para o aprimoramento teológico. Desde dezembro passado está disponível para nossos leitores o comentário de Adam Clarke à Epístola de Paulo aos Gálatas. Clarke foi um grande exegeta, estudioso da Bíblia e das línguas originais e dedicou grande parte de sua vida à tradução e à escrita de sua obra. A carta de Paulo aos Gálatas é de extrema importância por seu conteúdo, uma vez que foi escrita com intuito de explicar aos judeus o mistério da salvação em Cristo e de afastar toda influência judaizante que crescia nos primeiros anos da era cristã.

Em fevereiro chega o comentário de Jaroslav Pelikan ao livro de Atos dos Apóstolos. Pelikan é bem conhecido do público brasileiro por sua valiosa pesquisa histórica sobre a tradição cristã. O livro de Atos, por sua vez, é o berço dessa tradição, daí a singularidade desse trabalho, pois inclui aspectos históricos e teológicos.

Outros nomes de teólogos tradicionais e contemporâneos serão colocados ao lado desses dois primeiros. Alguns como Daniel Steele, Vic Reasoner, Alexander Maclaren, Ben Whitenrigton III,  Stanley Hauerwas, Henry W. Willams, Thomas Summers, entre outros.

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

One thought on “Vem ai o Comentário Bíblico Sal Cultural”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *