Por Dr. Joseph D. McPherson

Durante seu curto ministério, João Batista apresentou Jesus como “aquele que batiza com o Espírito Santo” (João 1:33). Antes de sua ascensão, o próprio Jesus prometeu aos seus seguidores que eles seriam “batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias” (Atos 1: 5). “E assim são todos os verdadeiros crentes, até os confins da terra”, respondeu John Wesley em suas Notas Explicativas sobre o Novo Testamento .

Quais eram os pontos de vista dos primeiros líderes metodistas sobre a relação do batismo na água com o batismo no Espírito? O que eles consideram ser o significado desses batismos tanto para a regeneração quanto para a perfeição cristã? Esperamos que ao considerar uma amostra dos escritos de John Wesley, Richard Watson, Adam Clarke e John Fletcher a respeito dessas questões, encontraremos algumas respostas para essas questões.

Em Romanos 8: 9, Paulo nos assegura que “quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele”. Novamente em suas anotações, Wesley comenta assim: “Se alguém não tem o Espírito de Cristo – habitando e governando, esse não é dele – ele não é um membro do corpo de Cristo; não é um cristão; não está em estado de salvação”. Uma declaração simples e objetiva, que não admite exceção. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Para o fundador do Metodismo, todos os verdadeiros crentes foram batizados com o Espírito Santo; não apenas aqueles que foram inteiramente santificados ou aperfeiçoados no amor. Em seu trabalho escrito intitulado Um apelo adicional aos homens de razão e religião, Wesley pergunta a seus leitores a questão: “Você ainda é um estranho para o batismo interior com o qual todos os verdadeiros crentes são batizados?” [Works , 8: 184].

Em uma carta ao Rev. Potter, Wesley escreveu que “não parece que a conversão de Paulo tenha sido repentina”. Na verdade, “uma grande luz de repente brilhou ao redor dele; mas esta luz não o converteu. Depois de ter visto isso, ‘ele ficou três dias sem visão e não comeu nem bebeu’. E provavelmente, durante todo o tempo, Deus estava gradualmente trabalhando em seu coração, até que ele ‘se levantou e foi batizado, lavou seus pecados e ficou cheio do Espírito Santo'”[ Obras , 9:93]. Não apenas a lavagem de seus pecados (plural), mas o ser “cheio do Espírito Santo”, simbolizado pelo batismo na água, eram, para Wesley, partes importantes da experiência inicial de conversão de São Paulo.

Em uma carta de dezembro de 1770 a Joseph Benson, Wesley fez uma longa descrição da inteira santificação como uma segunda “mudança” definitiva no coração do crente. Ele então escreve: “Se eles gostam de chamar isso de ‘receber o Espírito Santo’, pode ser: Só que a frase, nesse sentido, não é bíblica, e não é bem apropriada, pois todos eles ‘receberam o Espírito Santo’ quando foram justificados. Deus então, ‘enviou o Espírito do seu Filho ao coração deles, clamando’ Abba, Pai ‘” [Works , 12: 416].

Alguns podem considerar o uso que Wesley faz da palavra “recebido” com um significado menos importante do que os termos “batizados” e “preenchidos”. Isso, no entanto, é facilmente resolvido quando se lembra que os samaritanos em Atos 8:17 “receberam o Espírito Santo” depois que Pedro e João oraram e impuseram as mãos sobre eles. Alguém ousaria negar que eles foram batizados com o Espírito Santo naquela ocasião simplesmente porque é dito que eles receberam o Espírito Santo? Várias expressões para o batismo do Espírito Santo foram usadas de forma intercambiável pelos escritores do Novo Testamento para descrever a grande efusão do Espírito sobre os novos crentes. Nós lemos que o Espírito caiu, foi enviado, dado, derramado e transbordado sobre alguns. Os crentes também dizem receber, ser dotados, preenchidos.

Esta grande obra de regeneração, Wesley acreditava, poderia ser realizada por nada menos que uma poderosa efusão ou batismo do Espírito Santo. Embora o batismo na água não fosse sinônimo de regeneração, ainda assim era para ele um sinal exterior e visível dessa obra interior da graça [ Works , 6:73]. Isto é mencionado por um Jornal local onde Wesley escreve: “batizei uma dama na Fundição; e a paz que ela encontrou imediatamente foi uma nova prova, que o sinal externo, devidamente recebido, é sempre acompanhado com a graça interior” [Works 2: 523].

Para Wesley, o novo nascimento é “aquela grande mudança que Deus opera na alma quando ele a traz à vida; quando ele a eleva da morte do pecado para a vida de justiça. É a mudança operada em toda a alma pelo Todo-poderoso Espírito de Deus quando é ‘criado de novo em Jesus Cristo'” [ Works , 6:71].

Em outro lugar, o fundador do Metodismo nos assegura que “não requer menos poder, portanto, para acelerar uma alma morta, do que levantar um corpo que se encontra na sepultura. É uma nova criação; e ninguém pode criar uma alma nova, a não ser Ele, que primeiro criou os céus e a terra” [Works , 8: 5].

Richard Watson era um sábio estudioso da Bíblia e teólogo, que escreveu a primeira teologia sistemática para o metodismo inicial. Seus Institutos Teológicos têm sido muito aclamados por adeptos do Arminianismo Wesleyano, e é desse trabalho que compartilhamos o seguinte. Por várias passagens das Escrituras, Watson mostra que o batismo nas águas “é para o novo pacto o que a circuncisão era para o velho, e tomou o seu lugar pela nomeação de Cristo” [2: 620]. Ele afirma ainda que “o batismo [foi] expressamente feito o rito de iniciação, pelo qual os crentes de ‘todas as nações’ deveriam ser introduzidos na Igreja e na aliança da graça; uma cerimônia que manifestadamente tomou o lugar da circuncisão, que até então, desde o tempo de Abraão, havia sido o único rito de iniciação na mesma aliança” [2: 620-621].

Para Watson, o batismo não é apenas “um sinal da nova aliança, correspondendo à circuncisão”, mas “é o símbolo da regeneração, a purificação do pecado e a ‘renovação do Espírito Santo’ … que ele derramou ou estendeu “sobre nós abundantemente por meio de Jesus Cristo” (…) Dessa grande bênção da nova aliança, o batismo era, portanto, eminentemente o sinal, e representava “o derramamento” do Espírito, “a descida” do Espírito, a “vinda” do Espírito ‘sobre os homens'” [2: 626-627].

Adam Clarke é bem conhecido por seu excelente Comentário sobre a Bíblia. Ele foi um dos pregadores itinerantes de Wesley no início da vida e mais tarde provou ser um excelente estudioso e mestre das línguas semíticas.

Em seus comentários sobre João 3:5, Clarke vê a água no rito batismal como “um emblema do Espírito Santo”. Comentando em Atos 2:38, ele continua a expressar esse conceito explicando que “o batismo [aponta] para as influências purificadoras do Espírito Santo; e é em referência àquela purificação que ele é administrado, e nunca deve ser considerado separado disso. O próprio batismo nas águas não purifica a consciência, apenas indica a graça pela qual isso deve ser feito.

Em Atos 10, lemos que Pedro estava pregando, não uma segunda obra da graça, mas Cristo e a remissão dos pecados (plural), quando o Espírito Santo desceu sobre Cornélio e aqueles reunidos com ele para ouvir a palavra. Clarke tem algumas observações interessantes sobre o versículo 47, no qual Pedro pergunta: “Alguém pode recusar a água?”

Estes evidentemente receberam o Espírito Santo e, conseqüentemente, tornaram-se membros do corpo místico de Cristo; e ainda Pedro requer que eles recebam o batismo pela água, para que eles possam se tornar membros da Igreja Cristã. Em outros casos, eles receberam primeiro o batismo e depois o Espírito pela imposição das mãos; veja Atos 19: 4-6, onde os discípulos que haviam recebido apenas o batismo de João foram novamente batizados com água no nome do Senhor Jesus (v.5); e, depois disso, os apóstolos oraram e impuseram as mãos sobre eles, antes de se tornarem participantes do Espírito Santo. Assim, descobrimos que Jesus Cristo teve seu batismo nas águas, assim como João; e que até mesmo aquele que deu o batismo do Espírito Santo exigiu a administração do batismo nas águas também. Portanto, o batismo do Espírito não substituiu o batismo pela água; nem mesmo pode. Tanto o batismo como a ceia do Senhor, foram destinados não apenas a ser meios de graça, mas provas irrefutáveis ​​da verdade do cristianismo.

O apóstolo Paulo, escrevendo a Tito, assegura-lhe que [Cristo] nos salvou, segundo a sua misericórdia, pela “lavagem da regeneração e renovando do Espírito Santo” [3: 5]. Clarke dá especial atenção às palavras “pela lavagem da regeneração”. “Sem dúvida”, diz ele, “o apóstolo aqui se refere ao batismo, o rito pelo qual as pessoas eram admitidas na Igreja e o sinal visível das influências purificadoras e santificadoras do Espírito Santo, que o apóstolo imediatamente une. O batismo é apenas um sinal, e, portanto, nunca deve ser separado do seu significado, mas é um rito comandado pelo próprio Deus, e, portanto, a coisa significada nunca deve ser esperada sem ela.

John Fletcher, o santo vigário de Madeley, tornou-se o célebre apologista dos primeiros ensinamentos metodistas. Seu “Checks ao Antinomianismo” mostra a maneira magistral como ele conseguiu justificar a posição teológica de Wesley contra o Calvinismo e o antinomianismo naturalmente gerado por ele. “Alguém igual a ele eu não conheci”, escreveu Wesley, “alguém tão interior e exteriormente dedicado a Deus”.

Em seu último teste ao antinomianismo, Fletcher faz referência à maneira de pregar dos apóstolos após o Pentecostes. Ele diz que eles começaram a pregar “o batismo total de Cristo, que tem dois ramos, o batismo da água, e o batismo do Espírito, ou do fogo celestial”. Para uma ilustração disso, ele se refere à pergunta feita pelos judeus penitentes ao sermão de Pedro, seguida pela resposta do Apóstolo. “Eles perguntaram: ‘Homens e irmãos, o que faremos’? Pedro respondeu: ‘Seja batizado cada um de vocês em nome de Jesus Cristo, e vocês receberão o dom do Espírito Santo'” [Works , 2: 525].

“Mas”, adverte este homem bom, “quantos homens instruídos, até hoje, não vêem diferença entre o batismo nas águas e a regeneração espiritual, entre os meios da graça e a graça em si, entre ‘a forma’ e ‘o poder’ da divindade!” [Works , 3:280].

Referindo-se a isto em seu ensaio, numa pagina intitulada Manifestações Espirituais do Filho de Deus, vemos que este erudito e santo considerava o ser “batizado com o Espírito Santo e fogo espiritual” como uma “bênção capaz de tornar um homem cristão”. [Works, 4:287]. Da mesma forma ele descreve em um de seus sermões a necessidade de ser batizado com o Espírito Santo para a realização do novo nascimento [Works, 4:195].

Em seu Equal Check, ele lembra seus leitores da declaração de São Paulo em 1 Coríntios 12:13. Embora os crentes coríntios estivessem longe de serem inteiramente santificados na época em que Paulo escreveu, ele assegura-lhes que “por um só Espírito todos somos batizados em um só corpo … e fomos todos feitos para beber em um só Espírito” [Works, 2:289] . Paulo não está se referindo apenas àqueles que tiveram uma experiência avançada de graça. Ele está afirmando que todos os membros, sem exceção, entraram no corpo, ou a Igreja invisível de Cristo, pelo batismo no Espírito Santo. Foi um evento inicial e uma experiência comum para todos eles.

Em seu trabalho intitulado O Retrato de São Paulo, Fletcher descreve aqueles que ainda não receberam um “batismo espiritual” como estando “calados em um estado de fraqueza e dúvida. Mas quando eles nascem do Espírito não clamam mais com tremor de medo: ‘Salvai-nos, perecemos’. Mas clamam, com gratidão: ‘Deus, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo’. Espírito, que ele derramou sobre nós abundantemente, através de Jesus Cristo nosso Salvador” [Works, 3:170-171].

Em seu ” Sermão do Novo Nascimento”, Fletcher contrasta a “diferença entre a correção de um fariseu e a regeneração de um filho de Deus. Alguns graus de graça preveniente e a razão e a reflexão são suficientes para o primeiro”, diz ele, “mas somente um batismo do Espírito Santo pode efetuar o segundo” [Works, 4:111-112].

Mais tarde, no mesmo sermão, Fletcher fala do novo nascimento como uma ressurreição espiritual. Ele assegura ao penitente que busca um “bálsamo em Gileade”. Melhor ainda, “Fé no sangue de Cristo”, diz ele, “não só pode curar as feridas de uma alma agonizante, mas ressuscitar a vida que está espiritualmente morta” [Works , 4:112].

Finalmente, neste mesmo “Sermão do Novo Nascimento”, encontramos Fletcher dando encorajamento a um verdadeiro penitente e seeker após o novo nascimento. “Sim, você deve”, diz ele, “ser batizado pelo Espírito Santo para a remissão de pecados e justificação gratuita pela fé” [Works, 4:115].

Concluímos deste breve estudo, que está longe de ser exaustivo, que cada um desses primeiros líderes metodistas, de acordo com a Igreja histórica, viam tanto o batismo da água como o do Espírito como eventos iniciais. Eles entenderam que por falta de arrependimento completo e fé viva, o batismo do Espírito nem sempre acompanhava o batismo nas águas no mesmo momento, embora muitas vezes acontecesse.

Nenhum deles subscreveu o que é chamado de “regeneração batismal”, embora o batismo pela água fosse claramente considerado um símbolo exterior do batismo interior do Espírito que é recebido na regeneração.

Um estudo mais extenso dos escritos desses homens mostra que todos subscreveram claramente a continuação do trabalho do Espírito Santo no coração do crente após a regeneração, trazendo crescimento juntamente com uma perfeição no amor divino. A plena purificação do coração do crente pelo Espírito Santo do pecado inato foi vista por todos como tendo lugar em uma experiência instantânea de inteira santificação.

Sabe-se que Fletcher, em outras partes de seus escritos, aplicou a linguagem do “batismo do Espírito Santo” também à obra da inteira santificação. Alguns erroneamente supuseram que ele usou tal linguagem exclusivamente com referência a inteira santificação. Tal não é o caso, como provam as citações já citadas. Ele, como os outros, referiu-se claramente ao batismo do Espírito Santo com referência à regeneração. Usando a mesma terminologia para regeneração e inteira santificação, ele, no entanto, difere de Wesley. Ele é visto vendo a obra do Espírito Santo em um sentido holístico. Surpreendentemente, Adam Clarke também escreveu em um ou dois lugares para falar de “outro batismo” do Espírito na realização da inteira santificação [The Christian Teology, p. 206].

Fletcher influenciou uma mudança na teologia de Wesley, como alegam alguns, de modo a alterar as visões do último sobre o batismo do Espírito Santo? Mais especificamente, Wesley em seus escritos posteriores usou a terminologia do “batismo do Espírito Santo” em referência à inteira santificação? Uma leitura atenta dos sermões e escritos de Wesley produzidos nos últimos trinta anos de sua vida convencerá qualquer leitor imparcial de que a resposta é Não! A noção de que Fletcher influenciou uma mudança no pensamento de Wesley dessa forma ou, em certa medida, “afinou” sua teologia, é infundada. Enquanto as forças de Fletcher são vistas em sua magistral refutação dos princípios do calvinismo e sua excepcional vida santa, Wesley foi solidamente escriturístico em seus ensinamentos teológicos.

Os primeiros metodistas considerariam um erro grave tornar a experiência dos discípulos antes do Pentecostes o padrão para a regeneração. Procurar-se-á em vão encontrar um metodista do século XVIII que igualasse ou relacionasse o Batismo com o Espírito Santo unicamente à inteira santificação. Eles teriam considerado tal visão como lamentavelmente abaixo dos padrões de regeneração e inteira santificação. O Pentecostes, para eles foi o divisor de águas da história da salvação. Como Kenneth Collins explica, “Pentecostes foi o nascimento da Igreja, não sua perfeição”. Os discípulos, sob a tutela de seu Mestre, viveram em um período de transição entre o antigo pacto e o novo. A antiga dispensação da lei estava dando lugar à dispensação de uma mais completa, de graça e verdade. Nós nunca podemos replicar totalmente a experiência deles nem trilhar o mesmo caminho que eles trilharam enquanto seguiam seu Mestre na carne. Embora os discípulos de Cristo tenham sido, sem dúvida, salvos durante este período, de acordo com sua dispensação inferior, é impossível para nós olhar para a experiência deles naqueles dias como um padrão, muito menos uma norma, para a experiência da regeneração hoje. Todos os primeiros líderes metodistas concordaram uniformemente que o batismo de Cristo do Espírito Santo é condicionalmente necessário para tornar alguém um crente verdadeiramente regenerado e membro da Sua Igreja espiritual. Eles entenderam que tal batismo sozinho tinha o poder de ressuscitar espiritualmente almas mortas para a vida em Cristo.

Tradução: Eduardo Vasconcellos
Fonte: http://www.fwponline.cc/v22n2/joemacv22n2.html

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *