Frank Bilmann, United Theological Seminary


Neste trecho de seu livro, “O fio sobrenatural no metodismo: sinais e maravilhas entre os metodistas”, o historiador metodista Frank Billman revela como milagres e intervenções sobrenaturais foram difundidos nos ministérios de John Wesley e dos primeiros metodistas.

Cura milagrosa, caindo sob o poder, línguas … Isso é metodista?

Para alguns, essa é uma questão mais importante do que “É bíblico?” Ou “Já aconteceu antes na história da igreja?”

Randy Clark relata que quando vários professores do seminário Batista do Sul de evangelismo foram perguntados por telefone: “Qual foi o maior avivamento na história batista?” A resposta foi unânime: “O avivamento de Shantung na China”. Curas, quedas, risos no espírito, até mesmo a ressurreição dos mortos é registrada em The Shantung Revival , um livro de Mary Crawford, uma das missionárias batistas do sul que experimentaram este avivamento em primeira mão no início dos anos 1930. No livro, há relatos de quase tudo o que tem sido característico do Revival de Toronto e do Derramamento de Pensacola. Infelizmente, a maioria dos Batistas do Sul não está ciente do que aconteceu durante o seu maior avivamento. Vários anos atrás, o livro foi reimpresso com quase todos os fenômenos do Espírito Santo editados.

Mas os Batistas do Sul “higienizaram” sua história deste momento. Eles removeram relatos históricos que não são consistentes com sua teologia e práticas atuais. Alguns presbiterianos fizeram o mesmo quando se tratava de registrar a história do renascimento de Cambuslang. E alguns Metodistas fizeram o mesmo “saneamento” de nossa história ao remover muitos relatos do poder sobrenatural e manifestações do Espírito Santo se movendo entre os Metodistas.

E então, e nos ministérios de Wesley, Whitefield e Asbury ? Como fica o metodismo?

Em seu diário, John Wesley escreveu na segunda-feira, 1º de janeiro de 1739, o dia de Ano Novo após sua experiência em Aldersgate com os morávios: “Por volta das três da manhã, enquanto continuávamos em oração, o poder de Deus veio poderosamente sobre nós. tanto que muitos clamaram por excesso de alegria, e muitos caíram ao chão”. George Whitfield, de 24 anos, que estava presente nesta reunião, escreveu: “Foi uma época Pentecostal, de fato… ficamos cheios como vinho novo… dominados pela Presença Divina…”.

Wesley escreveu em 17 de abril de 1739: “Convocamos a Deus para confirmar sua palavra. Imediatamente alguém que ficou parado (para nossa não pequena surpresa) gritou em voz alta, com a máxima veemência, como nas agonias da morte. Mas continuamos em oração, até que um novo cântico foi colocado em sua boca. (…) Logo após, duas outras pessoas foram tomadas com forte dor e constrangidas a rugir pela inquietude de seu coração.

Mais uma vez ele escreveu: “26 de abril de 1739 – Enquanto eu estava pregando em Newgate… Imediatamente um, e outro, e outro afundaram na terra: Eles caíram por todos os lados como atordoados”.

Quatro dias depois, ele escreveu: “30 de abril de 1739 – Entendemos que muitos ficaram ofendidos com os gritos daqueles a quem o poder de Deus veio: entre os quais havia um médico, que estava com muito medo de que pudesse haver fraude ou embuste no caso. Hoje, alguém que ele conheceu por muitos anos foi o primeiro… que irrompeu em fortes gritos e lágrimas. Ele mal podia acreditar em seus próprios olhos e ouvidos … Mas quando a alma e o corpo dela foram curados num só momento, ele reconheceu o dedo de Deus”.

E um dia depois, em “1º de maio de 1739 — Muitos se ofenderam novamente e, de fato, muito mais do que antes. Na rua Baldwin, minha voz mal podia ser ouvida em meio ao gemido de alguns e aos gritos de outros, clamando em voz alta para Ele que é “poderoso para salvar”. … Um Quaker, que estava ao lado, não ficou nem um pouco descontente com a dissimulação dessas criaturas e estava mordendo os lábios e franzindo as sobrancelhas, quando desceu como atordoado. A agonia em que ele estava era mesmo terrível de se ver. Nós imploramos a Deus para não colocar loucura a seu cargo. E ele logo levantou a cabeça e gritou: ‘Agora eu sei que você é um profeta do Senhor!’ ”

Manifestações da presença e poder de Deus continuaram no ministério de Wesley. Ele escreveu: “19 de julho de 1757 – Para a conclusão do meu sermão, a pessoa com quem me apresentei ficou muito ofendida com alguém que caiu e clamou em voz alta por misericórdia. Ela caiu em seguida e chorou tão alto quanto ela, assim como vários outros depois”.

Em 14 de julho de 1759, no Everton: “O Senhor estava maravilhosamente presente, mais de vinte pessoas sentiram as flechas da convicção. Vários caíram no chão; alguns dos quais pareciam mortos; outros, em agonias de morte, pela violência de suas convulsões corporais que excediam o habitual. Houve também um grande choro e agonia na oração, misturado com gemidos profundos e mortais de todos os lados ”. E registrou no mesmo dia: em Grandchester, “Deus quebrantou dezessete pessoas, na semana passada, apenas cantando hinos; e que uma criança de sete anos teve muitas visões e surpreendeu os vizinhos com sua maneira inocente e terrível de declará-los”. E, a continuação, em 22 de julho ele escreveu: “Mais dez pessoas foram quebrantadas no coração para cantar hinos entre si; e a criancinha antes mencionada continua a surpreender o bairro. Um famoso médico veio há algum tempo e examinou-a atentamente. O resultado foi que ele confessou que não era uma perturbação da mente, mas a mão de Deus”.

Em uma carta de Limerick para Wesley, em 1762, relatando a obra de Deus: “Muitos mais foram trazidos para o nascimento. Todos estavam cheios de lágrimas, choravam, oravam, rugiam em voz alta, todos caídos no chão”.

E no final de seu ministério, em Coleford, em 1784: “Quando comecei a orar, a chama irrompeu – muitos gritaram em voz alta, muitos afundaram no chão, muitos tremeram excessivamente. Mas tudo parecia estar bastante sedento por Deus e penetrado pela presença de seu poder”.  Essas manifestações estiveram presentes durante todo o ministério de Wesley.

Em 9 de maio de 1740, Wesley relatou um incidente que aconteceu 10 ou 11 anos antes, quando ele e seu irmão Charles passeavam num prado com a intenção de cantar salmos em louvor a Deus. Assim que eles começaram a cantar, Charles começou a rir alto. Em pouco tempo, John também estava rindo incontrolavelmente. Em sua segunda carta ao bispo Lavington, Wesley observou o bispo comentando sobre este evento em seu diário,dizendo: “Embora eu não esteja convencido de que esses ataques de riso devem ser atribuídos a Satanás, eu concordo inteiramente, que eles são involuntários e inevitáveis”. Wesley respondeu que concordava inteiramente com essa declaração, mas acrescentou: “Mas eu ainda devo ir. mais além: não posso senão atribuí-los a um agente sobrenatural; tendo observado muitas circunstâncias que não podem ser explicadas por causas naturais”.

É importante entender que essas experiências não são incidentes isolados no ministério de Wesley. Eles são ilustrativos de experiências com a manifestação sobrenatural do poder de Deus que eram freqüentes durante todo o seu ministério. Leitores de Wesley notarão menos relatos destes depois em seu ministério, mas é possível que até então eles não fossem incomuns o suficiente para relatar.

Wesley claramente não era um reformado cessacionista. Ele escreveu: “Eu não me recordo de nenhum texto da Escritura onde somos ensinados que os milagres devam ser confinados dentro dos limites da era apostólica …  ou qualquer período de tempo, maior ou menor, até a restituição de todas as coisas”.

Em seu diário, ele escreveu: “A grande razão pela qual os dons miraculosos foram tão rapidamente retirados não era apenas que a fé e a santidade estavam quase perdidas; mas os homens ortodoxos, secos e formais começaram, mesmo assim, a ridicularizar quaisquer dons que não tivessem e a condená-los como loucura ou impostura”.

Em um sermão, ele escreveu: “Não parece que esses dons extraordinários do Espírito Santo eram comuns na Igreja há mais de dois ou três séculos …  A causa real era que ‘o amor de muitos’, quase todos os chamados cristãos, ‘esfriou’. Os cristãos não tinham mais o Espírito de Cristo do que os outros pagãos … Esta foi a causa real porque os dons extraordinários do Espírito Santo não mais eram encontrados na Igreja Cristã; porque os cristãos foram novamente transformados em pagãos, e restou apenas uma forma morta”.

O professor Laurence Wood escreve: “Não era incomum que manifestações incomuns (como lágrimas de alegria, etc.) ocorressem nas reuniões de Wesley e Fletcher durante os anos 1770-1792, e Wesley não estava mais preocupado com o medo do fanatismo. A Revista Arminian (iniciada em 1778) também dedicou uma seção inteira a cada mês a manifestações incomuns da providência divina relatadas a ela por seus leitores; Estes eram geralmente listados sob seções chamadas ‘A Providência de Deus Declarada’ e ‘A Graça de Deus Manifestada’. Sem indicar uma postura defensiva, Wesley afirmou corajosamente a providência diária e a atividade miraculosa de Deus no mundo. O diário pessoal de Wesley registra exemplos de intervenções divinas milagrosas”.

E falando sobre o dom de línguas, para o Dr. Middleton, Wesley escreveu: “Aquele que trabalha como quiser, pode, com a sua boa ordem, dar o dom de línguas onde Ele não dá outro; e pode ver razões abundantes para fazê-lo, quer você e eu os veja ou não”.

O irmão de John, Charles Wesley, escreveu Um hino para Pentecostes que não está no nosso hinário metodista unido. No 5º verso ele escreveu:

Agora vamos falar com outras línguas
a nova língua estranha do Teu amor.

Thomas Walsh, um amigo e colega de Wesley, escreveu em seu diário em 24 de fevereiro de 1751: “A influência de Seu Espírito me foi tão poderosa que minha alegria foi além da expressão”. Em seu diário em 8 de março de 1751 ele escreve: Esta manhã o Senhor me deu uma língua que eu não conhecia, elevando minha alma a Ele de uma maneira maravilhosa”.

Em seus escritos, Wesley testificou a crença em demônios e guerra espiritual. Ele acreditava e experimentava curas milagrosas. Ele acreditava no dom da profecia, visões e sonhos. Ele testificou o ministério dos anjos.

Em seu sermão “Sobre a Divina Providência” (escrito em 1784), Wesley escreveu “Admitindo então que, no curso comum da natureza, Deus age por leis gerais, ele nunca se impediu de fazer exceções a elas, quando quer que lhe agrade; seja suspendendo essa lei em favor daqueles que o amam. Ou empregando seus poderosos anjos: Isso significa que ele pode livrar de todos os perigos os que confiam nele. ‘O que! Você espera milagres então? Certamente eu acredito, se eu acredito na Bíblia: Porque a Bíblia me ensina que Deus ouve e responde a oração: E toda resposta à oração é, propriamente, um milagre”.

Ainda em 1856, o pregador metodista britânico, William Arthur, publicou seu livro The Tongue of Fire [A Língua de Fogo] , que permaneceu impresso por mais de um século, e nesse livro ele descartou a visão tradicional do cessacionismo e retirada de dons espirituais dizendo: “O que for necessário para a santidade do indivíduo, para a vida espiritual e para ministrar dons à igreja, ou para a conversão do mundo, é herança do povo de Deus tanto nos últimos dias como nos primeiros… Sentimo-nos satisfeitos por aquele que espera o dom de curar e o dom de línguas ou quaisquer outras manifestações miraculosas do Espírito Santo … pois existe dez vezes mais terreno escriturístico para fundamentar sua expectativa do que para sua incredulidade, que não espera santificação sobrenatural ou força para o crente”.

Discernir “Entusiasmo”

Descansar no Espírito, desmaiar, cair como se estivesse morto, e outras manifestações físicas eram algumas das razões pelas quais os metodistas recebiam o termo pejorativo  de “entusiastas ”. Quando um clérigo da Igreja da Inglaterra em Maryland protestou contra os metodistas e “ entusiasmo ”gritou uma mulher da congregação: Glória a Deus! Se o que agora sinto ser entusiasmo, seja sempre um entusiasta! [24]

John Cennick, um dos primeiros associados de Wesley, afirmou que “freqüentemente quando ninguém estava agitado nas reuniões, Wesley orava: ‘Senhor! Onde estão os teus sinais e o teu poder? E eu não me lembro de ter visto outra forma em que sua oração provocou maior entrega e gritaria”.

Uma de suas apoiadoras expressou preocupação sobre o que ela considerou ser um comportamento extremo durante um serviço de pregação metodista. Ela escreveu ao Sr. Wesley que “enquanto um deles estava pregando, várias pessoas caíram, gritaram e foram violentamente afetadas”. Wesley respondeu em carta à Sra. Parker, em 21 de janeiro de 1784, que “aprouve ao Deus todo- sábio durante estes cinqüenta anos, onde quer que Ele tenha feito mais poderosamente, que estes sinais externos (naturais ou não) devem atender a uma obra interior. ”E ele aconselhou-a a não interferir na obra de Deus.

Wesley não estava disposto a rotular todas as manifestações como sendo completamente de Deus. Ele disse que às vezes eles eram, às vezes, era uma mistura de Deus e da pessoa e às vezes poderia ser o diabo. Ele afirmou: “Talvez o perigo seja, considerá-las muito pouco, condená-las completamente; imaginar que não havia nada de Deus neles, e eram um obstáculo à sua obra … isso não deveria nos fazer negar ou subestimar a verdadeira obra do Espírito. A sombra não é a depreciação da substância nem a falsificação do diamante real”.

Mais de uma vez Wesley pediu a Deus que perdoasse a ele e a seus companheiros por “blasfemar o Seu trabalho entre nós, imputando-o, quer à natureza, à força de espíritos, à imaginação, animais, ou mesmo para a ilusão do diabo”.

Em determinadas épocas da vida inteira de John Wesley, ele viu pessoas chorando, tremendo violentamente, gritando, perdendo a consciência, caindo e ocasionalmente se tornando incontrolavelmente agitadas durante suas reuniões. Em resposta a alguém que estava preocupado com o “trabalho estranho” que ocorreu em suas reuniões, Wesley testifica: “Eu vi (até onde uma coisa deste tipo pode ser vista) muitíssimas pessoas mudarem em um momento do espírito de medo, horror, desespero, ao espírito de amor, alegria e paz; e do desejo pecaminoso que até então reinava sobre eles, para um desejo puro de fazer a vontade de Deus. Estas são questões de fato, das quais eu tenho sido, e quase sou, uma testemunha ocular e auricular”.

Wesley continua: “Eu lhe mostrarei quem era um leão até então e agora é um cordeiro; aquele que era um bêbado e agora está exemplarmente sóbrio; o que era devasso, e que agora abomina a própria vestimenta manchada pela carne”. Wesley julgou pelo “inteiro teor” de suas vidas e chamou a essas pessoas seus “argumentos vivos”.

Ele então oferece a seguinte explicação notável para os sinais externos: “Talvez seja por causa da dureza de nossos corações, despreparados para receber qualquer coisa, a menos que a vejamos com nossos olhos e a escutemos com nossos ouvidos, que Deus, em tenra condescendência com a nossa fraqueza, sofreu tantos sinais exteriores do próprio tempo em que ele operou essa mudança interior para ser continuamente visto e ouvido entre nós”.

Enquanto Wesley estava ministrando na Inglaterra, seu colega George Whitefield estava ministrando nas colônias americanas. No início de sua carreira, quando ele estava trabalhando com Wesley na Inglaterra e as pessoas começaram a cair, Whitefield protestou com Wesley sobre esses comportamentos por carta. Whitefield escreveu: “Não consigo pensar bem em você dar tanto encorajamento a essas convulsões nas quais as pessoas são lançadas em seu ministério. Se eu fizesse isso, quantos clamariam todas as noites. Eu acho que é tentar a Deus exigir tais sinais”.

Mais tarde, Whitfield veio confrontar Wesley sobre isso pessoalmente. No dia seguinte ao que Whitefield conversou com Wesley sobre isso, enquanto Whitefield estava pregando, eis o que Wesley registrou em seu Diário, em 7 de julho de 1739: “No dia seguinte, ele teve a oportunidade de se informar melhor: tão logo começou ( na aplicação de seu sermão) a convidar a todos os pecadores a crer em Cristo, quatro pessoas se aproximaram dele, quase no mesmo momento. Um deles estava sem sentido ou movimento. Um segundo tremeu excessivamente. O terceiro tinha fortes convulsões por todo o corpo, mas não fazia barulho, a não ser por gemidos. O quarto, igualmente convulsionado, clamava a Deus com fortes gritos e lágrimas. Desse momento em diante, eu creio, todos nós permitiremos que Deus continue seu próprio trabalho da maneira que lhe agrada”. [Esse é um bom conselho para todos nós!]

Wesley foi sensível ao perigo de criticar a experiência espiritual de outra pessoa. Lemos em 2 Samuel 6 que Davi dançou cingido de um éfode de linho enquanto trazia a Arca da Aliança da casa de Obed Edom para Jerusalém e que sua esposa, Mical, criticou seu comportamento. Nós lemos que ela ficou estéril por causa dessa crítica. Uma das maneiras pelas quais nos tornamos espiritualmente estéreis é criticando a experiência espiritual de outra pessoa.

John Crowder escreve: “João nos diz para ‘provar que os espíritos são de Deus’ (1 João 4: 1). Ele nunca nos diz para testar as manifestações externas, mas os próprios espíritos. (…) O discernimento não é uma caça paranóica aos demônios no meio de toda manifestação … Em vez disso, a admoestação de João foi positiva e otimista; ele queria que constantemente procurássemos a Deus em todas as situações, testando espíritos para ver se estão trazendo algo de valor para ele. … O problema é que a paranóia há muito se disfarça como o dom do discernimento dos espíritos. Aqui está outra maneira de explicá-lo: em vez de tentar os espíritos “se eles são de Deus”, nós tentamos os espíritos, “se eles são do diabo”.

Crowder prossegue dizendo: “Precisamos de uma tolerância extrema para manifestações. Pense em quão paciente o apóstolo Paulo estava com essas coisas! Quando Paulo visitou a Macedônia em Atos 16, uma escrava possuída por um espírito de adivinhação o seguiu por “Muitos dias”… Paulo permitiu que essa garota zombasse por muitos dias antes de ficar “muito aborrecido” e expulsar seus demônios… Paulo agiu com grande leniência nos casos de manifestações. Dê a Deus espaço para trabalhar e não se estresse com os demônios em cada esquina”.

A necessidade de “vigias na parede” é freqüentemente elevada em círculos carismáticos. Certamente há necessidade de vigilantes e mulheres que prestem atenção! Mas Crowder esclarece seu propósito: “O mais importante é reconhecer quando o Senhor está realmente se movendo, para não perdermos Sua plenitude. Os vigias tinham uma dupla responsabilidade nos tempos do Antigo Testamento. Eles soavam um alarme quando viam o inimigo se aproximando. Mas esta não era sua tarefa principal. A maior responsabilidade era vigiar a vinda do rei, para que os portões pudessem ser abertos e as câmaras internas preparadas para ele”.

Um rei viria para uma de suas cidades com muito mais freqüência do que um inimigo. O vigia estaria vigiando com mais freqüência a vinda do rei. Assim, quando Davi escreve no Salmo 24:7 “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória”, teria sido o vigia a clamar este mandamento de abrir as portas para a vinda do rei. E mesmo aqui, o vigia viu a chegada do rei da glória, não um inimigo.

Em outro lugar, Crowder faz uma pergunta comovente: “Ao contrário daqueles primeiros discípulos, grande parte da igreja tem tanto medo do demônio, que não nos abriremos para novas formas de expressão espiritual com as quais não estamos familiarizados. … O seu medo do demoníaco é maior do que a sua fome por Deus?”

Wesley escreveu: “Eu geralmente tenho observado que a maior parte desses sintomas externos surge ao início de uma obra geral de Deus,… mas depois de um tempo eles gradualmente diminuem, e o trabalho continua mais calmo e silenciosamente”. Mas, Ann Taves observa: “Os historiadores metodistas, querendo minimizar o papel desses ‘sintomas externos’ no movimento metodista, quiseram ler desaparecer onde Wesley escreveu diminuir, mas na verdade esses ‘sintomas exteriores’ continuaram por décadas”.

[Nota do autor: Quando fiz meu curso de História Metodista em um de nossos seminários Metodista Unido, de um proeminente historiador metodista, que escreveu o livro sobre a história metodista que usamos no curso, por que não aprendi nada sobre as manifestações sobrenaturais de poder de Deus que ocorreram no ministério de Wesley e o ministério de muitos outros metodistas americanos primitivos? A resposta é: “preconceito do historiador”. Se o historiador não acredita no sobrenatural, ou crê que Wesley e os primeiros metodistas eram apenas produtos ignorantes de seu tempo, acreditando em idéias não-científicas e supersticiosas de seus dias, então esses “fatos” não seria incluído em suas histórias.]

Frank H. Billman é educador, pastor, autor e palestrante internacional. Atualmente, ele está liderando o programa de doutorado em ministério sobrenatural no United Theological Seminary em Dayton, Ohio.

Tradução: Eduardo Vasconcellos

Fonte: http://pneumareview.com/a-pentecostal-season-the-methodists-in-england-and-america-part-1

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

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