O excelente livro editado por John Wagner intitulado Redemption Redemed: A Puritan Defense of an Unlimited Expiation [Redenção Redimida: Uma Defesa Puritana da Expiação Ilimitada] a defesa bíblica do puritano John Goodwin (1593-1665). Ao ler o livro, você sente que Goodwin é um dos defensores mais intelectuais de uma expiação ilimitada na história da Igreja.
Goodwin escreve com o típico estilo puritano repleto de numerosas referências bíblicas e ele usa a lógica do século XVII para derrotar a noção calvinista popular de uma expiação limitada enquanto defende suas próprias opiniões. É difícil imaginar que Goodwin não enfrentasse diariamente ridicularização por suas crenças, já que o calvinismo dominava os puritanos.
Para quem leu o clássico de John Owen, The Death of Death In The Death of Christ [A morte da morte na morte de Cristo], este livro de John Goodwin irá ajudá-lo a ver que nem todos os Puritanos subscrevem as doutrinas calvinistas de Owen. John Owen é freqüentemente chamado o melhor teólogo puritano de todos os tempos, mas eu teria que adicionar John Goodwin acima dele.
John Goodwin, o eminente pastor puritano inglês, era um homem à frente de seu tempo. Educado na Universidade de Cambridge, ele foi criado e doutrinado segundo a dupla predestinação calvinista, a perspectiva cristã dominante de seus dias. Na década de 1640, ele começou a se preparar para uma série de palestras para refutar as doutrinas do arminianismo, e iniciou uma investigação completa da controvérsia e seus muitos aspectos. O resultado final foi a rejeição do calvinismo e a adoção da teologia arminiana.
Ele terminou de escrever Redenção Redimida em 1650 e publicou no ano seguinte. A versão original era uma polêmica multitarefa contra o calvinismo. Esta edição, substituindo uma versão mais curta de 2001, oferece o texto mais completo dos capítulos dedicados a uma refutação abrangente da doutrina da expiação limitada.
A escrita de Goodwin continua até hoje a defesa mais eloqüente da posição bíblica de expiação ilimitada que Jesus Cristo “pela graça de Deus provou a morte para todo homem”. Goodwin representou uma vertente arminiana do puritanismo e foi uma figura importante no declínio da influência calvinista na Inglaterra.
A Editora Sal Cultural publicará este livro de Goodwin no segundo semestre de 2019 e dará ao leitor brasileiro a oportunidade de verificar pela leitura de primeira mão o que esta escrito nas linhas acima. Além disso, no período contemporâneo, à medida que os cristãos entram no século XXI e o Calvinismo, com suas implicações perturbadoras está ressurgindo, o trabalho de mestre de Goodwin é uma contribuição bem-vinda e muito necessária àqueles que buscam entender as verdades da palavra de Deus.