Ao longo dos séculos, os Calvinistas vilipendiaram tanto o Arminianismo que as pessoas que são arminianas têm medo de dizer isso. Isso é verdade mesmo que o Arminianismo seja a posição teológica padrão do Protestantismo Cristão. Na verdade, muitas pessoas são arminianas e nem mesmo sabem disso, e até mesmo negam. O arminianismo é tão difundido que até as mais fortes igrejas Calvinistas estão cheias de Arminianos. É irônico, então, que as pessoas tenham medo de dizer que são arminianas. Por exemplo, muitos Batistas Independentes e do Sul são tipicamente Arminianos, no entanto, muitas vezes se consideram Calvinistas!

O objetivo deste estudo é ajudar as pessoas que têm uma teologia Arminiana perceber que eles são Arminianos  e ajudá-los a entender que é bom ser Arminiano. As questões tratam dos temas mais pertinentes que definem o Arminianismo e distinguem o Arminianismo do Calvinismo.

  1. Você crê que Jesus morreu por cada ser humano?
  • Se você respondeu sim à pergunta, então pelo menos você concorda com um dos princípios centrais do Arminianismo, e você seria geralmente indesejável em círculos Calvinistas.
  • Este é talvez o problema mais gritante que divide o Calvinismo e Arminianismo
  • A maioria dos Calvinistas acredita que Jesus morreu apenas por certas pessoas, embora haja algum debate sobre se o próprio Calvino sustentava esta visão.
  • Se você acredita que Jesus morreu apenas para aqueles que iriam crer, então você realmente é um calvinista e não um arminiano.
  1. Você acredita que os seres humanos são tão depravados que eles não podem fazer nada para ganhar a salvação e que eles não podem escolher acreditar em Jesus sem a intervenção da graça de Deus?
  • Se você respondeu sim, então você concordar com Armínio e o Arminianismo.
  • Calvinistas afirmam a mesma doutrina, mas muitas vezes alegam que os Arminianos não, apesar de que, os teólogos Arminianos  são quase unânimes nessa questão.
  1. Você acredita que uma pessoa pode resistir ao poder de condenação da graça de Deus?
  • Se você respondeu que sim, novamente você afirma outro dos princípios centrais do Arminianismo, como refletido nas palavras de Jesus: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!” [Mateus 23:37]
  • Calvinistas argumentam que Deus determinou quais os indivíduos irão acreditar; para fazer a sua fé possível, ele os chama à salvação, de tal forma que suas próprias vontades são dominadas de modo que eles não podem resistir ao chamado para a salvação
  • Arminianos acreditam que Deus realmente quer que cada um tenha fé; mas quando Deus permite que uma pessoa acredite, Ele o faz de tal maneira que o indivíduo ainda pode resistir ao poder de convicção do Espírito – a fé não é um resultado necessário da graça capacitadora de Deus
  1. Você acredita que você nasceu de novo quando você colocou sua fé em Jesus?
  • Se você respondeu sim, então você concordou com um princípio fundamental do Arminianismo e você provavelmente não é calvinista.
  • Calvinistas acreditam que Deus deve primeiro dar a uma pessoa nova vida para permitir a fé; eles pensam que uma pessoa não pode crer sem primeiro ter sido regenerada
  • Arminianos defendem que as pessoas não recebem o dom da nova vida antes que eles creiam
  • Arminianos sustentam que, quando uma pessoa creê, ele está unido com Cristo e somente então ele tem um novo nascimento e uma; uma pessoa não participa da nova vida sem primeiro estar unida a Cristo pela fé, pois “todo aquele que nele crê não perecerá, mas terá a vida eterna” (João 3:16)
  1. Você acredita na eleição?
  • Se você respondeu sim, então você pode ser um arminiano.
  • Calvinistas acreditam numa eleição independente de fé
  • Arminianos acreditam que a eleição é “em Cristo”, ou seja, quem está “em Cristo” é eleito, mas que a fé é essencial para tornar-se unido com Cristo. Portanto, a eleição é condicionada à fé
  1. Você acredita na predestinação?
  • Se você respondeu sim, então você pode ser um arminiano.
  • Arminianos afirmam que os crentes são predestinados para a salvação final, não que as pessoas são predestinadas a crer.
  1. Você acredita na segurança eterna?
  • A questão é se as pessoas que realmente acreditam em Jesus para a salvação podem negar a sua fé e perder a sua salvação, ou, inversamente, uma vez que as pessoas têm realmente colocado a sua fé em Cristo, se a sua salvação final é incondicionalmente garantida
  • Se você respondeu sim e acredita em segurança eterna, você pode ser um arminiano
  • Há alguma questão de saber se o próprio Armínio nunca realmente ensinou que os crentes podem naufragar da sua fé e assim perder a sua salvação
  • os Remonstrantes – pessoas que apoiaram Armínio nos debates teológicos do século 17 na Holanda – inicialmente não tomaram posição sobre esta questão, embora eles finalmente tenham concluído que os crentes podem naufragar da fé e assim perecer
  • Se você respondeu não, que não acredita na segurança eterna, então você afirma algo que muitos Arminianos afirmam fortemente, e você certamente não seria bem-vinda no campo calvinista.
  • a declaração oficial da fé da Sociedade de Arminianos Evangélicos[1] só afirma que “perseverar na fé é necessário para a salvação final,” sem comentar mais sobre a possibilidade naufragar de sua fé.
  • Todos os Calvinistas acreditam na segurança eterna incondicional (alguns sem qualificação e alguns porque eles acham que a fé e sua continuidade se devem à eleição incondicional).
  • A maioria dos Batistas Independentes e do Sul baseiam sua pretensão de serem Calvinistas nesta única questão e a inclusão tradicional da possibilidade de apostasia para crentes genuínos como parte essencial da teologia arminiana. No entanto, à luz da incerteza entre os primeiros Arminianos sobre esta questão e do fato de que tais batistas concordam com a posição Arminiana contra a calvinista em todos os outros pontos de desacordo, a segurança eterna não deve ser um fator determinante na questão de ser um Arminiano ou um Calvinista.
  1. Você acredita na visão de satisfação penal da expiação?
  • Se você respondeu sim ou se você respondeu não, você pode ser um arminiano.
  • A visão da satisfação penal da expiação afirma que a morte de Jesus implicou num pagamento pelo pecado. Assume-se que a justiça de Deus exige que o pecado seja punido e que a justa ira de Deus foi desviada dos pecadores e foi derramada em Jesus como seu substituto
  • Esta opinião é defendida pela maioria dos Calvinistas e pela maioria dos Arminianos (especialmente aqueles que afirmam a nomenclatura “Arminianismo Reformado”), embora alguns Arminianos rejeitem a noção de que Deus castigou seu Filho Jesus
  • Armínio afirmou a visão da satisfação penal da expiação
  1. Você acredita que Deus sabe exaustivamente o futuro?
  • Se você respondeu sim, você pode ser um arminiano.
  • Calvinistas e a maioria dos Arminianos acredita que Deus conhece o futuro exaustivamente.
  • Alguns Arminianos pensam que uma negação dessa doutrina é uma rejeição do fundamento do teísmo cristão, e que aqueles que negam tal doutrina não podem, portanto, ser arminiano.
  • A Sociedade de Arminianos Evangélicos afirma a doutrina, e não se pode pertencer à sociedade, a menos que esteja de acordo com ela.
  1. Você acredita na soberania de Deus?
  • Se você respondeu sim, então você pode ser um arminiano.
  • Todos os Calvinistas e os Arminianos afirmam a soberania de Deus, mas diferem na dotação de liberdade para os seres humanos de Deus.
  • Alguns Calvinistas definem soberania como Deus ordenar e predeterminar todas as coisas e eventos, de modo que a escolha humana é meramente uma ilusão.
  • Alguns Calvinistas não negam explicitamente a liberdade humana, mas tentam redefini-la para caber na sua visão de soberania.
  • Arminianos afirmam o livre arbítrio como fundamento e que os humanos realmente fazem escolhas genuínas, inegavelmente, afirmando a culpabilidade humana pelo pecado.
  • A visão arminiana da Soberania é que Deus tem o poder e a autoridade para fazer qualquer coisa que ele quiser, e nada pode acontecer a menos que ele faça ou permita;
  • Arminianos acreditam que Deus é soberano o suficiente para dotar as suas criaturas de livre arbítrio;
  • A visão arminiana da soberania e da liberdade humana é motivada pela sua compreensão do caráter de Deus como sendo santo, para que 1) Deus não seja o autor do mal; e 2) os seres humanos sejam culpados pelos seus pecados.

Em resumo, você pode ser um arminiano e acreditar:

  • na doutrina da expiação ilimitada (Jesus morreu por todos)
  • na doutrina da depravação total (pessoas são incapazes de crer em Jesus sem a intervenção da graça de Deus)
  • na doutrina da graça resistível (Deus dispensa a graça de tal forma que as pessoas podem resistir a sua graça)
  • na doutrina da eleição (todos aqueles que estão “em Cristo” são eleitos)
  • na doutrina da predestinação (crentes são predestinados)
  • na doutrina da segurança eterna, ou sua visão alternativa que os verdadeiros crentes podem abandonar a fé e assim perecer como incrédulos
  • na doutrina satisfação penal da expiação (Deus castigou Jesus pelos pecados do mundo)
  • na doutrina da onisciência (incluindo que Deus conhece o futuro perfeitamente)
  • na soberania de Deus (Deus pode fazer o que quiser, inclusive dotar os humanos com um livre arbítrio)

Como afirmamos anteriormente, a posição padrão do evangelicalismo cristão é o Arminianismo. E como pode ser visto neste breve esboço, é bom ser Arminiano.

 

Fonte: http://evangelicalarminians.org/survey-are-you-an-arminian-and-dont-even-know-it-2/
T
radução: Eduardo Vasconcellos

 

[1] A Sociedade de Arminianos Evangélicos – SEA (http://evangelicalarminians.org/) é uma associação de estudiosos e leigos evangélicos que aderem à Teologia Arminiana e estão unidos para glorificar a Deus, edificar seu povo, protegê-los do erro e promover a representação adequada do nosso Deus magnífico para (1) promover e fomentar a Teologia Bíblica Arminiana (2) refutar o calvinismo e diminuir o número de seus adeptos, por meio do esforço estratégico dos Arminianos conectados em rede para a realização desses objetivos bem como (3) o encorajamento mútuo e o apoio e crescimento na verdade da palavra de Deus. Sua constituição pode ser encontrada aqui.

Editora Sal Cultural - Coleção Grandes Temas da Teologia

By Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *