O Sr. “Wesley encorajou fortemente a formação de reuniões de banda entre seu povo, sendo associações de três ou quatro cristãos sinceros, cujo objetivo especial era obedecer à liminar, ‘Confesse suas faltas uns aos outros e ore uns pelos outros, para que sejais curados.’ Para além da reunião semanal de cada uma destas Bandas privadas, todos os membros das mesmas se reuniam todas as semanas nas chamadas ‘Bandas Públicas’, presididas por um dos Ministros do Circuito, para relato da experiência cristã e encorajamento mútuo.
Durante o Grande Despertar do século 18, John Wesley fez uma piada famosa dizendo que a graça justificadora é apenas a porta para a salvação, enquanto a santificação é a casa (“Os Princípios de um Metodista Mais Explicados”). A chave para o reavivamento espiritual na Inglaterra e na América foi a organização dos cristãos em vários pequenos grupos, então chamados de sociedades selecionadas, reuniões de classe e bandas. O propósito de cada um era buscar a santidade juntos. Essas estruturas permitiam responsabilidade mútua, onde amigos espirituais confessavam pecados sem medo de condenação.
A estrutura organizacional básica durante o tempo de Wesley era formada por:
Sociedades: O lugar onde a pregação primária e o ensino aconteciam para a maior reunião de crentes. Originalmente, elas aconteciam ao fim do culto público noturno no dia do Senhor; e a Conferência recomendou veementemente que esta prática deveria ser observada como regra (Ata, 1836, v. 8, p.86). As Reuniões de Sociedade fornecem aos Ministros uma oportunidade de reforçar, de modo familiar e afetivo, os deveres da profissão cristã; dão também a oportunidade de abordar seu povo com exortações específicas, adaptadas às circunstâncias particulares de cada sociedade..
Classes: Unidade organizacional básica, participação necessária, 12 pessoas reunidas semanalmente, focada em responsabilidade, muitas vezes determinada geograficamente
Bandas: Participação opcional, a função era diferente das aulas; era profundamente confessional e confidencial. As bandas eram células do mesmo sexo, geralmente 4 pessoas, reunidas para o cuidado pastoral.
Cinco perguntas a serem feitas durante uma reunião de banda
1. Que pecados conhecidos você cometeu desde nossa última reunião?
2. Com quais tentações você já se deparou?
3. Como você foi liberto?
4. O que você pensou, disse ou fez, do qual você duvida se é pecado ou não?
5. Você não tem nada que deseje manter em segredo?
Ao ordenar as pessoas de acordo com gênero e estado civil, os cristãos receberam uma encorajadora microcomunidade que catalisou seu crescimento espiritual e realinhou a trajetória espiritual de nações inteiras.