Abril de 2016
Dando continuidade ao projeto editorial iniciado em 2015, cuja ênfase maior está na publicação da Teologia Wesleyana em língua portuguesa, a Editora Sal Cultural traz este mês dois novos livros que foram preparados com muito esmero.
O Único Deus Sábio: a compatibilidade entre a presciência divina e a liberdade humana, de William Lane Craig – autor já conhecido aqui no Brasil, com vários livros publicados, chega num momento em que o público brasileiro está amadurecendo o debate teológico sobre o tema. Nesse sentido, a obra é um grande aporte, pois é a primeira publicação baseada no Molinismo. Segundo a visão do teólogo espanhol Luis de Molina, é possível conciliar as idéias de que os seres humanos possuem liberdade significativa ou libertária e de que Deus possui controle providencial sobre tudo o que ocorre. A maneira pela qual Deus é capaz de exercer controle providencial sobre tudo o que ocorre num mundo onde existem criaturas livres é através de Seu conhecimento médio, isto é, o conhecimento hipotético ou conhecimento contrafatual de tudo o que criaturas livres fariam em todas as circunstâncias em que Deus as colocasse.
No livro, antes de trabalhar o raciocínio do filósofo espanhol, Lane Craig vai refutando as várias teorias a respeito do fatalismo, inclusive o fatalismo teológico, para então apresentar a base da presciência divina, o conhecimento médio. O resultado é um livro desafiador cuja leitura torna-se obrigatória a todo estudante de teologia. O título faz parte de uma novidade da Sal Cultural, a coleção Grandes Temas da Teologia que tem por objetivo a publicação de livros que abordem os principais questionamentos teológicos feitos nas salas de aula.
O outro lançamento, Um Apelo Sincero aos Homens de Razão e Religião, de autoria de John Wesley, faz parte dos capítulos da obra que o autor dedicou à defesa do Metodismo. Esse texto de 1743 foi a primeira de uma série de réplicas que Wesley escreveu em resposta às objeções que estava sofrendo e, além de ser uma alegação veemente contra alguns membros do clero da Igreja da Inglaterra, é um ensaio antropológico e soteriológico maravilhoso.
O livro é o primeiro número da Série Pensamento Cristão, outra novidade da editora, que reunirá o aporte de teólogos de todas as épocas.
Esses lançamentos ocorrerão durante a Conferência de Teologia Armínio-Wesleyana que acontecerá na Igreja do Nazareno Cooperlotes, em Paulínia, nos dias 8 e 9 de abril. Os livros e os demais títulos da Sal Cultural já estão disponíveis para a venda pela internet, no endereço: www.salcultural.com.br