Seguindo a abordagem do livro Justificação, o Plano de Deus e a Visão de Paulo, de N. T. Wright, recém lançado pela Sal Cultural no início deste ano, outro lançamento que promete trazer muita discussão para o assunto é o livro de A. Chadwick Thornhill, professor assistente de apologética e estudos bíblicos na Liberty University School of Divinity.
Na obra O Povo Escolhido: Eleição, Paulo e o Judaísmo do Segundo Templo, o autor faz uma análise da doutrina da Eleição e mostra como os Rabinos Judeus do tempo de Paulo e os escritos rabínicos conhecidos como Escritos do período do Segundo Templo consideravam a Eleição condicional, corporativa, sem dar espaço para a doutrina calvinista da dupla predestinação.
De posse deste apanhado, Thornhill analisa a doutrina da Eleição nas epístolas Paulinas de Gálatas, Efésios e especificamente a passagem de Romanos 8-11. Ben Witherington III, professor do Novo Testamento para Estudos de Doutorado, Seminário Teológico de Asbury, reforça a evidência clara e evidente que surge desta análise, segundo a qual, “o foco da linguagem da eleição não estava na salvação de indivíduos particulares antes da fundação do mundo. Em suma, eleição e salvação não eram termos sinônimos no Judaísmo primitivo ou nos escritos de Paulo”.
Para Joe Hellerman, professor de linguagem e literatura do Novo Testamento, Talbot School of Theology, O livro de Chad Thornhill reacendeu uma série de discussões tradicionais que cercam a teologia Paulina. Para ele, “com base em evidências da literatura Judaica do Antigo Testamento e do Segundo Templo, muitos estudiosos insistem que o debate sobre a importância relativa da soberania divina versus a responsabilidade humana na economia salvífica de Deus deve ser reformulada em termos coletivistas – e não individualistas. O desafio, é claro, é apropriar-se desses materiais que são o pano de fundo do período, de uma forma que (1) dê sentido à particularidade da localização social de Paulo, enquanto (2) ainda apoie uma leitura atenta das cartas do apóstolo.”
Outro autor que recomenda a leitura é Don Garlington, autor de The Obedience of Faith. Para Garlington, “através de um exame completo dos textos do Segundo Templo e Paulinos, o Dr. Thornhill demonstrou que o centro de gravidade de ambos reside na dimensão corporativa ou coletiva do antigo Israel e do Israel dos últimos dias (a igreja) como o povo eleito de Deus. Particularmente no que diz respeito aos materiais Judaicos, ele preencheu uma lacuna em nossa apreciação dos antecessores e contemporâneos de Paulo.”
Em breve este volume estará disponível em portugues e servirá como uma obra de referência pronta para todos os que se interessam por este importante assunto. Com tradução de Walson Sales, a editora Sal Cultural promete o lançamento para o meio do ano.