John William Fletcher (nascido Jean Guillaume de la Fléchère ; 12 de setembro de 1729 – 14 de agosto de 1785) foi um teólogo e líder metodista inglês nascido na Suíça. De origem huguenote francesa , nasceu em Nyon, Vaud , Suíça. Fletcher emigrou para a Inglaterra em 1750 e lá se tornou pároco anglicano. Começou a trabalhar com John Wesley , tornando-se um intérprete-chave da teologia wesleyana no século XVIII e um dos primeiros grandes teólogos do metodismo. Fletcher era conhecido na Grã-Bretanha por sua piedade e generosidade; quando perguntado se tinha alguma necessidade, respondeu: “…não quero nada além de mais graça.”
Jean Guillaume de la Fléchère nasceu em 1729 e foi batizado em 19 de setembro de 1729 em Nyon . Ele foi o oitavo e último filho de Jacques de la Fléchère, um oficial do exército, e Suzanne Elisabeth, nascida Crinsoz de Colombier.
Ele foi educado em Genebra , mas, preferindo uma carreira militar a uma clerical, foi para Lisboa e alistou-se. Um acidente impediu sua viagem com seu regimento para o Brasil , e após uma visita a Flandres , onde um tio se ofereceu para garantir uma comissão para ele, ele foi para a Inglaterra em 1750. Ele abrigava um desejo secreto de viajar para a Inglaterra e havia estudado a língua inglesa antes de sua chegada a Londres . No outono de 1751, ele se tornou tutor dos filhos de Thomas e Susanna Hill, uma rica família de Shropshire , que passava parte do ano em Londres. Em uma das estadias da família em Londres, Fletcher ouviu falar dos metodistas pela primeira vez e conheceu pessoalmente John e Charles Wesley , bem como sua futura esposa, Mary Bosanquet.
Ministério
Em 1757, Fletcher foi ordenado diácono (6 de março de 1757) e padre (13 de março de 1757) na Igreja da Inglaterra , depois de pregar seu primeiro sermão em Atcham sendo nomeado cura do Rev. Rowland Chambre na paróquia de Madeley , Shropshire .
Além de desempenhar as funções de curador, ele às vezes pregava com John Wesley e o auxiliava com tarefas clericais nas capelas de Wesley em Londres. Como pregador por direito próprio, mas também como um dos coadjutores de Wesley, Fletcher tornou-se conhecido como um fervoroso defensor do Reavivamento Evangélico . Fletcher percebeu um chamado vocacional de Deus para o ministério paroquial e, sendo guiado por esse chamado em vez da tentação de riqueza e influência, recusou uma oferta para ser apresentado à rica vida de Dunham , aceitando, em vez disso, a humilde paróquia industrializada de Madeley, em Shropshire. Ele havia desenvolvido uma sincera preocupação religiosa e social pelas pessoas desta parte populosa de West Midlands , onde serviu pela primeira vez no ministério cristão, e aqui, por vinte e cinco anos (1760–1785), viveu e trabalhou com devoção e zelo únicos, descritos por sua esposa como seus “trabalhos inigualáveis” no epitáfio que ela escreveu para seu túmulo de ferro.
Fletcher era devoto da preocupação metodista pela renovação e reavivamento espiritual, e se comprometeu com os Wesleys por correspondência e vindo em seu auxílio como teólogo, ao mesmo tempo em que mantinha um compromisso inabalável com a Igreja da Inglaterra. De fato, muitos dos controversos escritos teológicos de Fletcher alegavam que sua fundação eram os 39 Artigos , o Livro de Oração Comum e as Homilias da Igreja da Inglaterra . No entanto, apesar de todo o seu apoio a John Wesley e às suas sociedades metodistas , que em muitos casos entraram em tensão com o clero paroquial, Fletcher acreditava que o modelo metodista funcionava melhor dentro do sistema paroquial e ele próprio implementou a sua própria marca de metodismo na sua própria paróquia.
John Wesley escolheu Fletcher para liderar o movimento metodista após a morte de Wesley, mas Fletcher morreu antes de Wesley.
Teologia
Em teologia, ele defendeu as doutrinas arminianas de expiação ilimitada , livre-arbítrio e eleição condicional contra as doutrinas calvinistas de eleição incondicional e expiação limitada. Sua teologia arminiana é mais claramente delineada em seu famoso livro Checks to Antinomianism . Ele tentou confrontar seus adversários teológicos (e os de John Wesley) com cortesia e justiça, embora alguns de seus contemporâneos o julgassem duramente por seus escritos. Sua renúncia por motivos doutrinários da superintendência (1768-1771) do colégio da Condessa de Huntingdon em Trevecca não deixou nada desagradável. Fletcher foi caracterizado por piedade santa, devoção rara e irrepreensibilidade de vida, e o testemunho de seus contemporâneos sobre sua piedade é unânime.
Embora o sermão fúnebre de Fletcher tenha sido pregado por seu amigo Rev. Thomas Hatton, um clérigo de uma paróquia vizinha com a mesma mentalidade, Wesley escreveu um sermão elegíaco nos meses após a morte de Fletcher, refletindo sobre o texto do Salmo 37:37, “Observe o homem perfeito”. Ele o caracterizou como “um personagem irrepreensível em todos os aspectos”, o homem mais santo que ele já havia conhecido, ou esperado encontrar, “deste lado da eternidade”. Neste sermão Wesley escreveu assim:
1. Em primeiro lugar, brevemente para perguntar quem é a pessoa que é aqui falado, “o homem reto e perfeito.” Ao falar sobre esta cabeça, não me esforçarei para descrever o caráter de um judeu reto, como o próprio Davi era, ou qualquer um daqueles homens santos que viveram sob a dispensação Mosaica: Mais nos importa considerar um homem reto como são aqueles que vivem sob a dispensação Cristã; tais como viveram e morreram desde “vida e imortalidade” foram “trazido à luz pelo evangelho.”
2. Neste sentido, ele é um homem perfeito e reto que crê no nome do Filho de Deus; ele é aquele em quem agradou ao Pai revelar o Filho do seu amor, e que, consequentemente, é capaz de declarar, “A vida que eu agora vivo, eu vivo pela fé no Filho de Deus; que me amou, e se deu por mim.” Ele é aquele que encontra “o Espírito de Deus testemunhando com seu espírito, que ele é um filho de Deus”, e a quem Jesus Cristo é feito de Deus “sabedoria, justiça, santificação e redenção.”
Southey disse que “nenhuma época jamais forneceu um homem de piedade mais fervorosa ou caridade mais perfeita, e nenhuma igreja jamais possuiu um ministro mais apostólico”. Sua fama não se limitou ao seu próprio país, pois é dito que Voltaire , quando desafiado a produzir um personagem tão perfeito quanto o de Cristo, imediatamente mencionou Fletcher de Madeley.
Não resta até hoje nenhuma edição completa de suas Obras , embora várias edições de coleções de seus escritos tenham sido publicadas pela primeira vez após sua morte, primeiro em 1795, com edições subsequentes em 1806, 1822, 1836, 1859-60, 1873 e 1883 (entre outras, incluindo uma reimpressão do século XX pela Schmul Publishers).
As principais obras publicadas por ele, escritas contra o Calvinismo , foram seus Cinco Cheques ao Antinomianismo , Escalas das Escrituras e sua teologia pastoral, Retrato de São Paulo . [ 16 ] Veja vidas de John Wesley (1786); Luke Tyerman (1882); FW Macdonald (1885); J. Maratt (1902); também JC Ryle , Líderes Cristãos do Século XVIII . [ 3 ]
A maioria das publicações teológicas de Fletcher datam do período entre 1770 e 1778, quando houve grande conflito entre Wesley e os metodistas e calvinistas britânicos (embora muito do pensamento encontrado nesses tratados possa ser rastreado até os primeiros dias de seu ministério como Vigário de Madeley). Quando os oponentes calvinistas de Wesley fizeram a acusação de que Wesley havia endossado a justiça pelas obras , Fletcher demonstrou que esse não era o caso. Em vez disso, Fletcher respondeu que a linguagem de Wesley era uma tentativa de atacar o antinomianismo na Igreja Britânica. A publicação subsequente de Fletcher, Checks to Antinomianism, apoiou Wesley ainda mais; este foi o primeiro escrito teológico distintamente wesleyano publicado por alguém que não John ou Charles Wesley.
Fletcher escreveu frequentemente sobre a inteira santificação , que influenciou os movimentos de santidade no Metodismo, bem como o desenvolvimento da teologia pentecostal . John Wesley influenciou e foi influenciado pelos escritos de Fletcher sobre a perfeição por meio da purificação do coração para ser aperfeiçoado no amor. [ citação necessária ]
Fletcher tornou-se o principal sistematizador da teologia metodista. Abordando a posição de Wesley sobre a soberania de Deus em relação à liberdade humana, Fletcher desenvolveu uma perspectiva histórica particular, defendendo uma série de três dispensações (períodos de tempo) nas quais Deus atuou de forma única na criação. (Isso não deve ser confundido com a teologia dispensacionalista , que foi moldada muito depois da morte de Fletcher.) Por meio dessas dispensações, a soberania de Deus foi revelada não em termos de poder supremo, mas em termos de um amor insondável . Fletcher buscou enfatizar a liberdade humana, conectando-a firmemente à graça de Deus.
Sua Obra
Os escritos de Fletcher, embora sérios por natureza, demonstram sua sagacidade, por vezes demonstrada pelo uso de sátira inteligente . Sua forma típica de construir seus argumentos era um tratado teológico escrito em estilo epistolar, embora utilizasse a convenção literária de hipotéticos “diálogos” socráticos, além de escrever sermões e poesias, cujo poema mais famoso é La Grace et la Nature . Seu Retrato de São Paulo , escrito em francês, mas traduzido e publicado postumamente, enquadrava-se bem no gênero de livros de treinamento clerical da época.
Ele normalmente escrevia sobre Deus em termos de qualidades morais divinas, em vez de poder ou ira. Seus temas eram:
1. O homem é totalmente dependente do dom da salvação de Deus, que não pode ser conquistado, mas apenas recebido; e
2. A religião cristã é de carácter pessoal e moral, envolvendo exigências éticas sobre o homem e implicando tanto a capacidade humana como a responsabilidade humana.
O próprio Fletcher resumiu sua posição teológica:
“O erro dos calvinistas rígidos está centrado na negação da liberdade evangélica, por meio da qual todos os homens, sob várias dispensações da graça, podem, sem necessidade, escolher a vida […] E o erro dos arminianos rígidos consiste em não prestar uma homenagem alegre à graça redentora, por toda a liberdade e poder que temos para escolher a vida e praticar a justiça desde a queda […] Para evitar esses dois extremos, precisamos apenas seguir a doutrina bíblica do livre-arbítrio restaurado e auxiliado pela graça livre.”
Embora toda a família metodista use o trabalho de Fletcher, seus escritos encontraram popularidade particular entre os teólogos da Santidade .
Abaixo está uma seleção de obras notáveis de Fletcher:
Fletcher, John W. (1771). Uma vindicação dos últimos minutos do Rev. Sr. Wesley . Bristol: William Pine.
Fletcher, John W. (1772). Um apelo à realidade e ao bom senso. Ou uma demonstração racional do estado corrupto e perdido do homem . Bristol: William Pine.
Fletcher, John W. (1772). Um terceiro teste ao Antinomianismo . Bristol: William Pine.
Fletcher, John W. (1772). Logica Genevensis: ou uma quarta verificação do Antinomianismo . Bristol: William Pine.
Fletcher, John W. (1773). Logica Genevensis continua: Ou a primeira parte da quinta verificação do antinomianismo . Bristol: Impresso por R. Hawes.
Fletcher, John W. (1775). O credo fictício e o credo genuíno: sendo “Um credo para os arminianos” . Londres: Impresso por R. Hawes.
Fletcher, John W. (1775). Uma defesa do “Discurso sereno às nossas colônias americanas” do Rev. Sr. Wesley . Londres: Impresso e vendido na Foundry.
Fletcher, John W. (1775). O último teste para o Antinomianismo . Londres: Impresso por R. Hawes e vendido na fundição, e por J. Buckland.
Fletcher, John W. (1776). A Bíblia e a espada: ou, a nomeação do general rapidamente justificada: em um discurso ao povo comum… Londres: Impresso por R. Hawes.
Fletcher, John W. (1777). Uma resposta aos principais argumentos pelos quais os calvinistas e os fatalistas apoiam a doutrina da necessidade absoluta . Londres: Impresso por R. Hawes.
Fletcher, John W. (1833). As obras do Reverendo John Fletcher (4 volumes). Vol. 1. Nova York: B. Waugh & T. Mason. ISBN 9780598538734.
Fletcher, John W. (1833). As obras do Reverendo John Fletcher (4 volumes). Vol. 2. Nova Iorque: B. Waugh & T. Mason.
Fletcher, John W. (1833). As obras do Reverendo John Fletcher (4 volumes). Vol. 3. Nova York: B. Waugh & T. Mason. ISBN 9780598538710.
Fletcher, John W. (1833). As obras do Reverendo John Fletcher (4 volumes). Vol. 4. Nova Iorque: B. Waugh & T. Mason.
